Impressionante

Professora do Ceará acerta tema da redação semanas antes do Enem

Núbia Rocha conta que ficou muito emocionada ao acertar o tema e ensinar ele aos seus alunos

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 23/11/2021 às 11:12
Notícia
X

É comum que professores de ensino médio façam atividades para trabalhar possíveis temas de redação com seus alunos, mas um caso inusitado chamou atenção no interior do Ceará: uma professora acertou em cheio o tema proposto no Enem.

Duas semanas antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi aplicado no último domingo (21), a professora Núbia Rocha, de 57 anos, trabalhou o tema da "invisibilidade social associada à falta de documentos pessoais" com os seus alunos do 3º ano  do ensino médio da escola de Ensino Médio (EEM) Nazaré Severino, localizada em Santana do Aracaú. 

Quando a profissional de educação soube que acertou o tema da redação, se mostrou bastante emocionada com a situação. "Não só acertei, como avisei aos alunos que a minha intuição me dizia que esse seria o tema. Minha reação foi um misto de riso e choro", contou Núbia. 

A professora também contou que sempre procura incentivar o hábito de ler e de escrever entre os seus alunos, não apenas buscando por um bom desempenho nas provas, mas também pela construção de um pensamento mais crítico. 

"Somos seres de comunicação. A leitura e a escrita são atividades básicas de todo o processo de ensino e aprendizagem", explicou a professora. Núbia também conta que logo após a prova, recebeu diversos agradecimentos por parte dos seus alunos. "Inclusive, me falaram que a redação foi a prova mais fácil", contou a educadora.

Os 42 alunos que participaram das atividades e debates feitos em sala de aula ficaram impressionados ao fazer o Enem e perceber que já tinham escrito sobre o tema. "Você não tem noção da felicidade que senti quando abri a prova e vi a proposta de redação. Só conseguia pensar 'Núbia acertou'. Quando você passou esse tema eu não vou mentir, odiei, mas graças a você consegui fazer uma boa redação, eu espero", contou Milena Évila da Silva, uma das alunas de Núbia.

De todas as redações feitas em sala de aula, uma das alunas de Núbia havia tirado a nota máxima na atividade. A mesma estudante disse que chegou a tomar um susto quando leu a proposta de redação, que pedia aos candidatos que desertassem exatamente sobre o tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". 

"Trabalho com eles um tema de redação diferente por semana, todos eles buscando incentivar o pensamento crítico, o olhar para outras realidades", finalizou a professora. 

Informações: Catraca Livre.

Tags

Autor