CHUVA DE REFORÇOS

Santa Cruz já contratou mais de três times na temporada; veja quem saiu e os que permanecem

Santa Cruz já contratou 39 nomes na temporada, mas a assertividade foi baixa e 18 já deixaram o clube

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 21/07/2021 às 17:02 | Atualizado em 21/07/2021 às 17:52
Notícia
X

O Santa Cruz virou uma máquina de contratações na temporada 2021. Até o momento, são 38 reforços oficializados e um que deve ser anunciado em breve: o atacante Elias Carioca, que retorna ao Tricolor por empréstimo até o fim da Série C. Ou seja, se um time titular tem 11 atletas, a Cobra Coral já contratou mais de três equipes completas na temporada, totalizando 39 reforços - ao menos até a publicação desta matéria, com esse número podendo aumentar. Confira, no fim do texto, a lista dos reforços que saíram e aqueles que permanecem.

Apesar do alto número de contratações, no entanto, o Tricolor do Arruda não consegue reagir na temporada. Ainda sem vencer na Série C, o Santa Cruz é o lanterna do seu grupo, tendo conquistado apenas três pontos e sendo ameaçado fortemente por um rebaixamento para a Série D - o pior cenário para o clube em 2022. 

As últimas quatro contratações anunciadas pelo Santa na temporada ainda não estrearam. São eles: os meias Jailson e Tarcísio, e os atacantes Rone e Elias Carioca. Com exceção de Jailson, que só pode fazer a sua reestreia pelo Tricolor no duelo ante o Floresta, na segunda rodada do returno, os outros três podem ser opções para Roberto Fernandes caso sejam regularizados para o confronto entre Botafogo-PB x Santa Cruz, marcado para 19h deste sábado.

Desses 39 reforços contratados pelo Tricolor, 18 já deixaram o clube. Os motivos para as saídas vão desde as naturais dispensas até alegações de problemas pessoais, caso do atacante Lucas Batatinha, que vinha sendo titular do time e, nesta quarta-feira, solicitou o desligamento do Santa Cruz sob esta justificativa de questões pessoais.

Diante deste cenário, é possível notar que o departamento de futebol do Santa Cruz cometeu erros graves na temporada, tendo em vista que, mesmo com essa chuva de reforços, o Tricolor do Arruda amarga a lanterna da Série C e está sob forte ameaça de rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro. Ou seja, é um time que ainda busca uma identidade em meio ao torneio nacional.

Um ponto que depõe fortemente contra a Cobra Coral é que apenas três reforços marcaram gols na temporada. O lateral-esquerdo Alan Cardoso, o volante Elicarlos e o atacante Lucas Batatinha. Com exceção desse trio, ninguém que chegou ao Arruda em 2021 balançou as redes dos adversários. E é importante ressaltar, inclusive, que o ataque foi o setor mais reforçado até então: 12 nomes.

Um fator que contribuiu consideravelmente para essa quantidade de reforços e evidencia mais erros no departamento de futebol coral é a quantidade de técnicos que passaram pelo Arruda na temporada. João Brigatti foi o primeiro, sendo substituído por Gallo, que passou menos de 15 dias e pediu para sair, fazendo com que Bolívar assumisse. Esse, no entanto, não conseguiu desempenhar bem e foi demitido, ocasionando na contratação de Roberto Fernandes.

Além dos maus resultados, uma semelhança entre esses trabalhos é que todos pediram reforços e também fizeram dispensas. Ou seja, o clube foi contratando jogadores a cada solicitação desses técnicos, fazendo com que o Tricolor do Arruda atingisse a assustadora marca de 39 reforços em apenas cinco meses de temporada. 

Uma coisa preocupante é que o Santa Cruz não sabe o que é vencer desde o dia 28 de abril. Ou seja, já são quase três meses desde o último triunfo, conquistado sob o comando do auxiliar da casa Roberto de Jesus. Outra situação ainda mais alarmante é que, apesar do 'caminhão de contratações', os técnicos Alexandre Gallo e Bolívar deixaram a Cobra Coral sem conquistar uma só vitória. A mesma situação vivida pelo comandante Roberto Fernandes, que assumiu o Santa há cinco jogos e ainda não triunfou.

Lanterna do grupo A da Série C, o Santa Cruz entra em campo neste sábado, diante do Botafogo-PB, às 19h, no estádio Almeidão. Enquanto o Tricolor tem apenas três pontos e é o último do grupo, os paraibanos somam 12 e ocupam a quarta posição da chave. Você acompanha esse duelo ao vivo nas ondas da Rádio Jornal.

Contratações do Santa Cruz na temporada

Goleiros: Geaze, Marcão, Felipe Silva e Martin Rodríguez;

Laterais: Alan Cardoso, Julinho, Fernando Pileggi, Digão, Weriton, Lucas Rodrigues e Gilmar;

Zagueiros: Hebert, Breno Calixto, Victor Oliveira e Rafael Castro;

Volantes: Augusto César, Karl, Elicarlos, Everton Dias, Vitinho, Derley e Maycon Lucas;

Meias: Marcos Vinícius, Pericles, Rondinelly, Tarcísio e Jailson;

Atacantes: Madson, Maxwell, França, Bustamante, Lucas Batatinha, Adriano Michael Jackson, Wallace Pernambucano, Frank, Quiñonez, Levi, Rone e Elias Carioca

* Os nomes destacados em negrito já deixaram o Santa Cruz. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor