O meia Gustavo apresenta a melhor média de "passes chaves" entre os jogadores da posição no Sport. Segundo o site SofaScore, ele apresenta uma média de 0,8 por jogo contra 0,5 de Thiago Neves e 0,2 de Thiago Lopes. Passes chaves são as assistentes decisivas, que colocam o companheiro "na cara do gol". O "key passes", quando o termo é utilizado em inglês. Quesito esse fundamental para o setor ofensivo do meio-campo e justamente que vem sendo o grande problema do Leão na Série A.
Nos últimos três jogos (Cuiabá, Santos e Palmeiras), o Sport não balançou as redes. No total, em nove partidas, marcou apenas sete gols no Campeonato Brasileiro. Até o próprio técnico Umberto Louzer admitiu que a criação é o maior problema da equipe rubro-negra no momento.
LEIA MAIS
> Sport tem seu pior início de Brasileirão da história. Confira números
> Torcida do Palmeiras faz piadas com gramado da Ilha do Retiro. Veja reações
> "A responsabilidade maior é minha", afirma Louzer após derrota do Sport para o Palmeiras
Questionado sobre a não utilização de Gustavo contra o Palmeiras, nesse domingo, Louzer não respondeu e ressaltou a necessidade do ataque melhorar o desempenho. Por sinal, nos últimos três jogos, mesmo estando no banco de reservas, o jovem meia foi acionado apenas aos 45 minutos do segundo tempo contra o Santos.
"Temos buscado a evolução no terço final do campo (ataque), mostrado aos atletas e tentado fazer as movimentações necessários no setor, mesmo com o espaçamento curto de um jogo para o outro. Claro, não estamos conseguindo levar isso para campo. Estamos errando no último passe. Agora, é preciso gerar confiança para os jogadores e mudar isso dentro das quatro linhas", disse Louzer.
BRASILEIRÃO
O Sport já embarcou para Goiás, onde enfrenta o Atlético-GO, nesta quarta-feira, em partida válida pela décima rodada. Com seis pontos, o Leão ocupa a 16ª colocação. Até o momento, foram cinco derrotas, três empates e uma vitória na competição.