Novo executivo de futebol do Sport, Felipe Albuquerque foi apresentado nesta terça-feira, apesar de já trabalhar no clube desde a última semana. De praxe, o principal tema abordado na coletiva de apresentação foi sobre a busca de reforços no Rubro-Negro, além de possíveis parcerias entre o Leão e alguns clubes da Primeira Divisão. Felipe, inclusive, já revelou que será necessário o Sport ter muita criatividade no mercado, tendo em vista a delicada situação financeira vivida pelo clube.
"Vai ser necessário muita criatividade nesse processo. Como é de conhecimento público, o Sport vive um momento financeiro complicado e o clube não é um comprador de atletas, não tem essa capacidade de investimento alta e para isso vai necessário conhecimento de mercado, vai ser necessário network, um bom relacionamento com esses clubes e foram todas essas capacidades que me trouxeram a ser executivo do Sport", afirmou o novo executivo, que também revelou que o clube monitora atletas da Série B.
"Estamos com algumas tratativas iniciadas com clubes da Série A, visualizando o que nós temos de melhor na Série B do Campeonato Brasileiro também. Nós vamos buscar qualificar a equipe da melhor maneira possível quando for necessário", completou.
Até o momento, a nova gestão do Sport, que tomou posse do clube no dia 23 de julho, trouxe dois reforços: os meias Everton Felipe e Hernanes, que aguardam a regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para ficarem aptos e à disposição de Umberto Louzer. Sendo assim, a tendência é de que o Leão busque novas contratações, até porque conviveu com várias saídas nos últimos meses. A expectativa é de que o Rubro-Negro contrate ao menos quatro novos atletas.
O novo executivo de futebol do Sport, aliás, já conversou com Nelo Campos, vice-presidente do departamento, e também com o técnico Umberto Louzer, profissional com quem Felipe trabalhou no Vila Nova, sobre as carências do elenco leonino. "Vai ser necessário criatividade, relacionamento, uma visão perspicaz para poder reforçar quando necessário, com a melhor capacidade possível, investindo pouco no que hoje é a nossa realidade", afirmou Felipe.
- Após início abaixo, Paulinho Moccelin evolui e se firma como titular do Sport
- Salários atrasados, auditoria, busca por patrocínios, receitas e mais: Yuri Romão abre o jogo sobre finanças do Sport
- De volta ao Sport, Everton Felipe busca recomeço na carreira e relembra parceria com Diego Souza: "Fica aquela saudade"
Reforçar internamente
Além de revelar que o Sport já está na busca por reforços que atendam a um critério de necessidade e encaixem no orçamento do clube, Felipe Albuquerque também revelou a importância do clube recuperar peças internamente, sejam aquelas que estão voltando de lesão ou até mesmo os atletas que não vivem um bom momento, mas que já tiveram uma boa fase em determinado recorte.
"O nosso objetivo é se reforçar internamente. Tirar os atletas que estão em tratamento (DM) o mais rápido possível para que eles possam nos ajudar no campo e que estejam à disposição do Umberto. Muitas vezes a gente tá olhando só para fora para saber o que pode somar para a equipe, mas vamos lembrar também que temos excelentes peças no nosso elenco e que podem ser resgatadas e ajudarem nossa equipe a conquistar nossos objetivos", detalhou Felipe.
Sobre esses reforços internos, inclusive, a expectativa é de que eles apareçam já para o duelo ante o Flamengo, no próximo domingo. Além de Hernanes e Everton Felipe, que aguardam a regularização, o lateral-esquerdo Sander é outro que deve ficar à disposição do técnico Umberto Louzer para o confronto ante os cariocas, assim como o volante Betinho e o lateral-direito Ewerthon.
"Estudei muito bem o elenco, então cheguei aqui conhecendo e sabendo quais são as necessidades de reposição, peças que foram perdidas e também buscando entender nesses poucos dias o que podemos fazer para também disponibilizar esses atletas que estão em fase de tratamento tanto na fisioterapia. O Sport já tem um trabalho de monitoramento próprio e Umberto também é um grande conhecedor de mercado", pontuou Felipe.
"Venho também com essa função, não reduzir a figura do Executivo a um mero contratador, então venho também somar a esse banco de dados, Nelo é um profundo conhecedor, então somamos essas forças para buscar contratar o mínimo possível e ser o mais assertivo", completou o executivo, que elogiou o ambiente que encontrou no dia-a-dia do Rubro-Negro.