A Premier League, empresa que organiza o Campeonato Inglês, anunciou nesta terça-feira, em um comunicado oficial, que decidiu não liberar jogadores convocados para seleções nacionais que vão disputar partidas da próxima Data Fifa, em setembro, em países que estão na "lista vermelha" do Reino Unido. Eles teriam que fazer uma quarentena de 10 dias, imposta pelo governo, ao voltarem à Inglaterra.
A medida, que foi apoiada de forma unânime pelos clubes que disputam a elite do Campeonato Inglês, afetará 60 jogadores de 19 times diferentes. Esses atletas têm viagens previstas para 26 países fora do Reino Unido e o Brasil é um deles. As equipes haviam pedido ao governo britânico a exceção aos atletas que retornassem de países considerados em zona vermelha da covid-19, mas a solicitação não foi atendida.
Com a decisão dos clubes ingleses, o técnico Tite ganhou um enorme problema para a rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 contra Chile, Argentina e Peru. De sua lista inicial de 25 jogadores, nove atuam na Inglaterra: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino, do Liverpool; Ederson e Gabriel Jesus, do Manchester City; Thiago Silva, do Chelsea; Richarlison, do Everton; Fred, do Manchester United; e Raphinha, do Leeds United.
- Com escala no Recife, veja a programação da seleção brasileira para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo
- Veja os jogadores da seleção brasileira convocados para jogos das Eliminatórias, entre eles Brasil x Peru na Arena de Pernambuco
- Governo de Pernambuco decide nesta semana se jogo da Seleção Brasileira terá público na Arena
Com isso, Tite deverá realizar uma nova convocação de outros nove atletas para a rodada tripla das Eliminatórias, mas a CBF ainda não se pronunciou. O primeiro desafio será no dia 2 de setembro, pela nona rodada, contra o Chile, em Santiago. Na sequência, o Brasil jogará duas vezes com mandante. No dia 6, pela sexta rodada - uma das adiadas de março -, a rival será a Argentina, na Neo Química Arena, em São Paulo. Três dias depois, o adversário será o Peru, pela 10.ª rodada, a primeira do returno, na Arena Pernambuco, no Recife.
Em outubro, o Brasil terá pela frente Venezuela e Colômbia, como visitante, e o Uruguai, como mandante (provavelmente na Arena Amazônia, em Manaus). A seleção brasileira lidera as Eliminatórias com seis vitórias em seis jogos e 100% de aproveitamento. Argentina, Equador e os uruguaios completam a zona de classificação direta à Copa do Mundo de 2022, enquanto que os colombianos, que figuram na quinta posição, disputariam neste momento a repescagem.
La Liga também veta
Os clubes espanhóis também seguiram o mesmo caminho dos ingleses e tiveram o apoio da La Liga. Em rede social, a organização da competição afirmou que "tomará as medidas legais pertinentes contra esta decisão que afeta a integridade da competição".
Éder Militão e Casemiro, ambos do Real Madrid, serão as ausências brasileiras nas Eliminatórias.