O Governo de Pernambuco anunciou na manhã desta quarta-feira (25) o novo Plano de Convivência da Covid-19 no Estado. Em coletiva de imprensa, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, disse que o futebol ainda não será contemplado com o retorno das torcidas aos estádios. "Ainda não é o momento e por isso continuará como está", afirmou.
O último jogo com expectadores aqui em Pernambuco foi Náutico x Fortaleza, no dia 14 de março de 2020, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste.
Apesar de frustrar as expectativas dos torcedores, no dia 18 deste mês, o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que a partir do mês que vem devem ser realizados o que chamou de "eventos-teste" para pessoas já imunizadas, sem dar muitos detalhes.
- Confira os jogos restantes do Santa Cruz e dos outros concorrentes na briga para permanecer na Série C
- Nome do novo técnico do Sport segue indefinido e estrangeiros foram oferecidos
- Confira a classificação atualizada da Série B e a posição do Náutico na tabela
- Senado aprova "Lei do Mandante" e texto vai para sanção presidencial
Nos protocolos seriam englobados um número reduzido de pessoas, além da exigência de comprovação de vacinação, seja de uma ou duas doses.
Vale a pena lembrar que no dia 9 de setembro, a Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, vai receber o jogo entre Brasil x Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, que será no Catar.
"Estamos tratando disso com diversos promotores de eventos e com a própria Federação Pernambucana de Futebol, e a gente ainda não tem um cenário que permita fazer grandes eventos sem que se faça uma avaliação mais adequada", disse o secretário na ocasião.
Até o momento, sete estados já liberaram as torcidas nos estádios: Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Roraima e São Paulo. Este último, só a partir de 1º de novembro. No entanto, a Prefeitura de Belo Horizonte proibiu de novo o público após as aglomerações nos jogos do Atlético-MG contra o River Plate pela Libertadores e do Cruzeiro contra o Confiança, pela Série B.
A CBF divulgou no dia 16 de agosto um protocolo para organizar a volta do público aos estádios durante a pandemia de Covid-19. Para liberar a entrada de torcedores, será preciso o aval das autoridades locais, como prefeitos e governadores.
O documento foi elaborado pela Comissão Medica Especial e pela DCO (Diretoria de Competicões). A entidade afirma buscar “contribuir positivamente com a indústria do Futebol ao criar condições para a presença de torcedores nos estádios”.