Da Redação, com informações do site da CBF
O atacante Artur, do Red Bull Bragantino, se apresentará nesta sexta-feira (3) à seleção brasileira após ser chamado pelo técnico Tite. Essa é a primeira convocação do jogador de 23 anos, que tem passagem pelas categorias Sub-20 e Olímpica da Canarinho. Ele se juntará à equipe diretamente em São Paulo.
Após a vitória da última quinta-feira (2) contra o Chile, pelo placar de 1x0, o elenco da seleção brasileira retorna a São Paulo nesta sexta (3). O voo deixará Santiago, capital chilena, às 15h (16h de Brasília). A chegada a São Paulo está prevista para as 20h.
No domingo (5), o Brasil enfrentará a Argentina, às 16 horas, na Neo Química Arena. Quatro dias depois, o adversário será o Peru, na Arena de Pernambuco, às 21h30.
A seleção brasileira é líder das Eliminatórias para a Copa do Mundo Fifa Catar 2022 com 21 pontos conquistados após sete jogos e sete vitórias. Até aqui, 100% de aproveitamento para o Brasil nesta disputa.
VETO INGLÊS
Os problemas nas convocações para esta Data Fifa começaram quando os clubes da Inglaterra decidiram não liberar seus jogadores para a seleção alegando que o Brasil está na "lista vermelha" do Reino Unido. Assim, os atletas teriam que cumprir quarentena no retorno ao país europeu, tornando-se desfalques para as competições locais. Os times da Espanha cogitaram fazer o mesmo, mas acabaram liberando os jogadores.
Com o veto inglês, nove atletas foram impedidos de se apresentar à seleção: Alisson, Ederson, Thiago Silva, Fabinho, Fred, Roberto Firmino, Raphinha, Richarlison e Gabriel Jesus. Como consequência, Tite precisou chamar mais nove atletas de última hora. Porém, novo problema afetou a lista do treinador.
O meia Matheus Nunes, do Sporting, estava nesta relação extra de atletas, mas não se apresentou porque cogita defender a seleção de Portugal - ele tem dupla cidadania. E o meia Claudinho e o atacante Malcom, ambos do Zenit, precisaram deixar a concentração da seleção para se reapresentarem por exigência do clube russo, também preocupado com quarentenas e desfalques no retorno dos atletas. A dupla já treinava normalmente com a seleção. E não estiveram à disposição de Tite para o jogo contra o Chile.