A reação coral na Série C do Campeonato Brasileiro levou um balde de água fria, na noite deste domingo (5). Enfrentando o Paysandu, no estádio Curuzu, em Belém do Pará, pela 15ª rodada da terceira divisão, o Santa Cruz sofreu uma nova derrota, desta vez por 1x0, e segue afundado na lanterna do Grupo A, enquanto o final da competição se aproxima.
O empate não interessava nem ao Paysandu, que mirava chegar mais acima na classificação - e conseguiu - e nem ao Santa Cruz, que queria engatar na reação para seguir vivo na fuga do rebaixamento.
Com a derrota e faltando três rodadas para o fim da primeira fase, o Santa Cruz ainda tem nove pontos em jogo. Também na Z2 do Grupo A, está o Jacuipense, com 12 pontos. A primeira equipe fora da zona é Floresta, 8º colocado com 16 pontos.
O jogo
Já que o empate não interessava a nenhuma das duas equipes, o jogo começou quente. Tanto que logo no primeiro minuto, Wallace Pernambucano se chocou de cabeça com Victor Sallinas em uma dividida e o jogador coral acabou sofrendo um corte na cabeça. Os dois receberam atendimento médico e permaneceram no jogo.
A partida teve início equilibrado, até que aos 11 minutos, o Paysandu teve a primeira chance clara de gol. Marlon finalizou de fora da área, mas Jordan fez uma boa defesa. A partir deste lance, o Papão passou a dominar mais o jogo, pressionando mais os visitantes. No entanto, o jogo voltou a ficar equilibrado por volta dos 20 minutos, quando o Santa voltou a criar oportunidades no ataque. Aos 18 minutos, Maycon Lucas tentou um chute forte, porém sem perigo, de fora da área e mandou por cima da meta.
O primeiro tempo seguiu com boas chances e várias tentativas das duas equipes, mas sem que ninguém conseguisse balançar as redes.
Com uma etapa inicial sem gols, Paysandu e Santa Cruz precisavam ser ainda mais decisivos no segundo tempo se realmente quisessem chegar aos seus objetivos. Dessa forma, o que se viu foi um jogo mais veloz e os donos da casa melhores em campo.
Apesar disso, nos minutos iniciais da segunda etapa, o Tricolor do Arruda até conseguiu balançar as redes. Depois de uma cobrança de escanteio, Breno Calixto cabeceou e Pipico apareceu para mandar para dentro do gol, mas a arbitragem viu impedimento do atacante coral.
E o Santa sentiu o gol anulado. Daí em diante, o Paysandu ficou ainda mais dominante na partida. Três minutos depois do gol anulado, Ruy fez boa jogada, deixou os marcadores para trás e fez bom passe para Leandro Silva, que cruzou na cabeça de Marino, que finalizou e abriu o placar.
Veja o gol do Paysandu:
Mais perto da reta final do jogo, a Cobra Coral voltou a ensaiar uma reação, enquanto o Paysandu tentava aumentar a vantagem. Afinal, 1x0 é um placar bastante inseguro. O jogo ficou ainda mais intenso, até que os ânimos ficaram alterados. O resultado foi a expulsão de Maycon Lucas, do Santa Cruz, aos 37 minutos, e de Paulinho, do Paysandu, aos 38, após um lance de falta cometida por Maycon e seguida de confusão envolvendo jogadores dos dois times.
Os tricolores seguiram tentando reagir. Conseguiram pressionar os adversários, mas não foi o suficiente para evitar mais uma derrota.
Ficha do jogo:
Paysandu - Victor Souza; Leandro Silva, Denilson, Victor Sallinas e Diego Matos; Paulo Roberto (Paulinho), Marino e Ruy (Jhonnatan); Marlon (Robinho), Luan Santos (Laércio) e Rafael Grampola (Danrlei). Técnico: Roberto Fonseca.
Santa Cruz - Jordan; Lucas Rodrigues, Breno Calixto, William Alves e Leonan (Gilmar); Maycon Lucas, Vitinho (Rondinelly), Jailson e Levi; Pipico e Wallace Pernambucano (Bruno Moraes). Técnico: Roberto Fernandes.
Local: estádio Curuzu, Belém do Pará-PA.
Horário: 18h
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP).
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Gustavo Rodrigues de Oliveira (ambos de SP).
Gol: Marino (Paysandu), aos 13 minutos do segundo tempo;
Cartões amarelos: Vitinho (Santa Cruz); Marino (Paysandu); Paulo Roberto (Paysandu);
Cartão vermelho: Maycon Lucas (Santa Cruz); Paulinho (Paysandu);