CONSELHO DELIBERATIVO

Caso Gil do Vigor: "O parecer foi pela punição", frisa presidente da Comissão de Ética do conselho do Sport

O Conselho Deliberativo do Sport absolveu Flávio Khoury no caso de homofobia contra Gil do Vigor

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 10/11/2021 às 17:46 | Atualizado em 10/11/2021 às 21:17
Notícia
X

Em reunião realizada na noite da última terça-feira (9), os conselheiros do Sport votaram pela rejeição do parecer da Comissão de Ética que recomendava a punição do conselheiro Flávio Khoury por disparar comentários de teor homofóbico sobre o ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor. Em entrevista ao Blog do Torcedor, Silvio Neves Batista, presidente da Comissão, frisou que isso aconteceu apesar do parecer dado recomendando uma pena de repreensão.

Entenda o caso

>> Caso Gil do Vigor: diretor de Diversidade do Sport é expulso de reunião do conselho deliberativo; ouça áudio

>> Caso Gil do Vigor: conselheiro do Sport acusado de proferir frases homofóbicas é absolvido pelo Conselho Deliberativo

>> Caso Gil do Vigor: Presidente do Sport demonstra discordar de absolvição de conselheiro 

"O parecer foi no sentido de ele ser punido, conforme o estatuto previa, uma pena de repreensão, e o conselho deliberativo entendeu que não era o caso. A Comissão de Ética achou que ele devia ser punido porque realmente foi um caso de homofobia, só não podia ser uma cassação porque o estatuto não prevê isso. Só podia ser a pena de repreensão... falha do estatuto, que não prevê racismo, homofobia, não prevê nada disso. Deveria prever. A Comissão de Ética, por unanimidade, achou que ele deveria ser punido, mas o conselho, por maioria de votos, achou que não", detalhou Silvio. 

>> Preconceito mostra sua força no Conselho Deliberativo do Sport

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog do Torcedor (@blogdotorcedor)

Ainda de acordo com o presidente da Comissão, a votação foi apertada. "Com certeza o conselheiro (Flávio Khoury) deve ter pedido a vários outros conselheiros para votar a favor e, afinal, conseguiu que o parecer da Comissão fosse rejeitado. A Comissão não pediu absolvição dele, pediu a punição", reforçou. 

A denúncia e o pedido de punição a Khoury foi feito pelo conselheiro Romero Albuquerque, em maio deste ano. Silvio Neves Batista informou que administrativamente o caso está encerrado. Vale ressaltar, porém, que o Ministério Público está investigando o Sport por causa deste episódio. Este processo, no entanto, segue em aberto. 

O caso 

Em maio, Gil foi até o clube, ganhou camisa personalizada e fez, no gramado, sua dancinha que ficou famosa no programa, o "tchaki tchaki". Toda a visita foi compartilhada em tempo real nas redes do clube e depois consolidada em um vídeo maior, também publicado no canal do Sport no Youtube.

A dancinha de Gil, segundo Flávio Koury, o incomodou e ele teria externado isso em uma conversa um grupo do WhatsApp que tem conselheiros e sócios. "Eu fui dizer que não concordava com as dancinhas, qualquer tipo de dancinha, que isso não é compatível com a seriedade do clube. Em uma conversa interna", afirmou.

O caso rendeu uma enxurrada de pedidos da expulsão de Koury do quadro de conselheiros do clube. No Twitter, pouco depois que o Blog de Jamildo publicou o caso, a hashtag #ForaKoury e a frase "Gil merece respeito" rapidamente ficaram entre os assunto mais comentados na rede social.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor