CASO DE HOMOFOBIA

"Foi um ato de agressão ao conselho", diz Pedro Lacerda sobre posição do Executivo do Sport no caso Gil do Vigor

Yuri Romão, presidente do Leão, e o perfil do clube se manifestaram demonstrando discordar da decisão do conselho deliberativo

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 10/11/2021 às 21:23 | Atualizado em 10/11/2021 às 21:24
Notícia
X

O "Caso Gil do Vigor" pode ter sido encerrado administrativamente para o Sport, mas continua repercutindo. Na noite da última terça-feira (9), o conselho deliberativo absolveu o conselheiro Flávio Khoury de punição por ter disparado comentários de teor homofóbico direcionados ao ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, apesar do parecer da Comissão de Ética, recomendando uma pena de repreensão. Nesta quarta-feira (10), o presidente Executivo do rubro-negro, Yuri Romão, e o perfil do próprio clube, se manifestaram contrários à decisão do conselho. Ao Blog do Torcedor, Pedro Lacerda, presidente do órgão, afirmou que a atitude de Romão foi um "ato de agressão ao conselho". 

>> Caso Gil do Vigor: conselheiro do Sport acusado de proferir frases homofóbicas é absolvido pelo Conselho Deliberativo

>> Caso Gil do Vigor: Presidente do Sport demonstra discordar de absolvição de conselheiro 

>> Caso Gil do Vigor: "O parecer foi pela punição", frisa presidente da Comissão de Ética do conselho do Sport

Via Twitter, na tarde desta quarta-feira, Yuri afirmou que a discordância é um movimento democrático e que o Executivo também tem autonomia. "Sempre nos colocamos contra qualquer ato de discriminação de gênero, raça e social. E não seria diferente agora. Não concordar com a decisão do Conselho do clube é um movimento democrático. Respeito a soberania do Conselho, mas o Executivo também possui a sua autonomia", escreveu.

Tanto no Instagram quanto no Twitter, o perfil oficial do Sport postou uma nota oficial seguindo o mesmo tom do posicionamento do presidente. 

Em resposta, o conselho deliberativo circulou uma nota nas redes sociais, repudiando "o teor da nota divulgada pelo Presidente Executivo rubro-negro". 

Confira a nota do conselho deliberativo do Sport:

REPRODUÇÃO/WHATSAPP
Nota do conselho deliberativo do Sport. - REPRODUÇÃO/WHATSAPP

"A mesa do conselho recebeu com perplexidade a forma como o presidente, usando do seu cargo, manifestou uma opinião pessoal absolutamente incabível frente ao cargo que ele ocupa. O Sport tem um estatuto, um regimento interno. Na atribuição estatutária e regimental, cabe ao legislativo, que é o deliberativo, processar e julgar, então, democraticamente, o presidente não poderia ter emitido juízo de valor polemizando um assunto que a própria entidade atribui ao deliberativo. Ele quis fazer uma manifestação pessoal, de falar sobre o que ele achava, quando não é uma atribuição do executivo emitir a palavra do clube sobre isso. Então, nós entendemos como uma descortesia, como um ato de animosidade ao conselho, desmoralizar um resultado de um julgamento que cumpriu com o estatuto que o presidente precisa respeitar. Ele fez pior, ele usou do cargo de presidente para emitir uma opinião pessoal, quando não cabe isso. Ele tem que se ater à questão institucional. Se ele não concorda no âmbito privado dele, ele devia resguardar a opinião como eu também resguardo a minha opinião pessoal. Hora nenhuma eu disse que era contrário à punição, também não posso dizer que sou contra porque eu sou representante de um poder do clube, então não cabe uma opinião pessoal divulgada na imprensa. Foi um ato de animosidade, de agressividade, que foi totalmente rechaçado por nós. Foi um ato de agressão ao conselho", disse Pedro Lacerda. 

Expulsão de diretor da reunião do conselho 

Pedro Lacerda também contou à reportagem o seu ponto de vista do episódio que resultou na expulsão de um diretor durante a reunião do conselho, na última terça-feira. Gabriel Augusto, diretor de Diversidade na vice-presidência de Diversidade e Inclusão do Leão, foi convidado a se retirar da sessão que foi decretada sigilosa e restrita aos conselheiros. 

>> Caso Gil do Vigor: diretor de Diversidade do Sport é expulso de reunião do conselho deliberativo; ouça áudio

Segundo o presidente do conselho deliberativo, a ida do diretor à reunião não foi sinalizada nem pelo presidente Executivo e nem pela vice-presidente de Diversidade e Inclusão. Por isso, Pedro Lacerda não permitiu que o diretor permanecesse no local e o convidou a sair. 

Flávio Khoury absolvido 

Os conselheiros presentes na reunião votaram para decidir se Khoury seria ou não punido. O parecer da Comissão de Ética foi pela pena de repreensão do conselheiro, como frisou Silvio Neves Batista, presidente da Comissão, ao Blog do Torcedor. Depois de feito o parecer e apresentado aos conselheiros, ele é votado. Nessa votação, 19 conselheiros votaram contra a punição, 16 a favor e outros 8 se abstiveram. Sendo assim, Flávio Khoury não sofrerá nenhuma pena. 

O caso Gil do Vigor

Em maio, Gil foi até o clube, ganhou camisa personalizada e fez, no gramado, sua dancinha que ficou famosa no programa, o "tchaki tchaki". Toda a visita foi compartilhada em tempo real nas redes do clube e depois consolidada em um vídeo maior, também publicado no canal do Sport no Youtube.

A dancinha de Gil, segundo Flávio Koury, o incomodou e ele teria externado isso em uma conversa um grupo do WhatsApp que tem conselheiros e sócios. "Eu fui dizer que não concordava com as dancinhas, qualquer tipo de dancinha, que isso não é compatível com a seriedade do clube. Em uma conversa interna", afirmou.

O caso rendeu uma enxurrada de pedidos da expulsão de Koury do quadro de conselheiros do clube. No Twitter, pouco depois que o Blog de Jamildo publicou o caso, a hashtag #ForaKoury e a frase "Gil merece respeito" rapidamente ficaram entre os assunto mais comentados na rede social.


VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor