Eleita nesta quinta-feira (4) de forma unânime no Recife, a nova diretoria da Liga do Nordeste para o próximo triênio - encabeçada pelo presidente Alexi Portela e com Constantino Júnior, Mauro Carmélio Neto e Hyago França na direção - está muito bem na fita entre os representantes do Trio de Ferro pernambucano. A eleição foi realizada por presidentes e representantes de 18 clubes nordestinos.
>> Liga do Nordeste define diretoria para próximo triênio; confira
Representante do Náutico, clube campeão da última Copa do Nordeste Sub-20, o vice-presidente Diógenes Braga classificou o trabalho da Liga do Nordeste como "magnífico", o que explicaria a eleição como uma cerimônia de aclamação à atual diretoria da entidade organizadora da Copa do Nordeste.
"Sem dúvida, a volta da Copa do Nordeste colocou o Nordeste em outro patamar. A gente vê hoje, claramente, um crescimento do futebol da região. E se deve muito à Copa do Nordeste, e toda essa gestão do campeonato é muito bem feita. É um campeonato muito bem projetado, muito bem trabalhado, com todos os 'players'. E os clubes também, dentro de um processo de se sentirem muito bem atendidos pela Liga, sempre", ressaltou o dirigente alvirrubro.
>> "Eu sinto vergonha", diz Hélio dos Anjos após derrota do Náutico para o Brusque
Mesmo sem ter conseguido vaga para a próxima edição da Copa do Nordeste, o Santa Cruz marcou presença como clube-fundador, com o presidente interino Marino Abreu como representante. O dirigente Coral também ressaltou a importância da competição regional como uma grande alavanca para o futebol nordestino.
"Os estados do Nordeste deram um salto de qualidade, de participação em todas as divisões. Isso é muito importante para o estado de Pernambuco, para a região Nordeste e, principalmente, para o Santa Cruz. Quanto mais fortalecida a região tiver, a competição fica mais interessante para o mercado, e isso acrescenta à receita de todo mundo. Então, o trabalho (da Liga) é tão bom que sequer teve uma concorrência (na eleção)", disse Marino.
>> Eliminado! Nos pênaltis, Santa Cruz perde para o Floresta nas Eliminatórias da Copa do Nordeste
Representando o Sport, pernambucano com mais títulos da Copa do Nordeste, o presidente Yuri Romão falou na unanimidade da eleição como um espelho "de um trabalho bem feito do presidente Portela".
"E o fato de ter sido uma unanimidade, essa eleição já denota que o trabalho, ao longo desse período, foi feito com critério, com muito zelo e favorecendo os clubes nordestinos. É uma coisa importante cada vez mais estarmos fortalecendo o nosso futebol. A região necessita disso", ressaltou o dirigente rubro-negro.
A nova diretoria é responsável por realizar a Copa do Nordeste de 2022, que está com a fase eliminatória em andamento. Contando com as Eliminatórias da Copa do Nordeste, a competição contará com a participação de 36 clubes e 96 partidas disputadas. O Sorteio dos Grupos está previsto para o início de dezembro e, em janeiro, os confrontos recomeçam com transmissão ao vivo da TV Jornal/SBT.
“Estar na presidência da Liga do Nordeste novamente é a renovação de um compromisso que eu sempre tive com o futebol. A Copa do Nordeste é um sucesso muito pela união das federações e dos clubes do Nordeste, através de seus dirigentes, que sabem da importância do trabalho que temos realizado juntos e impactado com credibilidade o torcedor. Seguimos nosso trabalho com humildade e com confiança”, comentou Alexi Portela, recém-eleito presidente da Liga do Nordeste.
Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter.