Convidado do podcast Podpah da última segunda-feira (8), o pentacampeão mundial Edmilson ressaltou a grande evolução do atacante Vinícius Júnior no Real Madrid desde que chegou ao clube merengue, em 2018.
Veja o podcast na íntegra no final da matéria. Na visão do ex-atleta, Vini Jr. não teve um bom início no futebol espanhol por ter subido das categorias de base para o profissional muito cedo.
"Depois de quatro anos lá no Real Madrid, esse ano é que ele está se destacando. Finalizando, chutando de calcanhar... Quando ele chegou do Flamengo, naquela época, era chacota dos caras".
"'Esse é o jogador de 50 milhões?'. O Brasil, tradicionalmente, sempre foi um país que vendeu barato e repatria caro. Porque os caras vão para a Europa e ganham em Euro", disse o ex-atleta.
O atleta brasileiro foi usado como exemplo por Edmilson após ele destacar que as categorias de base é como uma "universidade" para o jogador de futebol.
"Na base, você não tem que competir para ganhar, mas sim competir para formar. E, muitas vezes, essa é a dificuldade maior dentro da mentalidade dos clubes do Brasil. E o que é competir para formar?".
"Eu sempre digo que, quando um menino entra na base com 14 anos para sua formação, é como se ele entrasse na universidade. Ele tem um número de anos para se formar e virar um profissional de futebol".
"Só que, muitas vezes, ele tem que antecipar a formação, porque com 18 anos pode estar já no profissional", completou o pentacampeão.
Vinícius Junior, o "Malvadeza", vem se destacando constantemente na atual temporada.
Convocado por Tite para a Seleção Brasileira, após corte de Roberto Firmino (lesionado), o atacante pode pintar na partida entre Brasil e Colômbia, na próxima quinta-feira (11) às 21h30, na Neo Química Arena (São Paulo-SP).