Com Estadão Conteúdo
O Botafogo está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Em jogo difícil no Engenhão, o time da Estrela Solitária venceu o Operário-PR por 2x1, de virada, na tarde desta segunda-feira (15) e garantiu matematicamente o acesso.
> Veja as escalações de Náutico x Sampaio Corrêa e a transmissão da Rádio Jornal
Com a vitória, o alvinegro chegou aos 66 pontos, reassumiu a liderança da Série B e não pode mais deixar o G-4. Torcida e jogadores fizeram muita festa após o apito final do árbitro. Mais de 25 mil pessoas compareceram ao estádio.
O time paranaense saiu na frente do placar, com gol do lateral-esquerdo Fabiano (ex-Santa Cruz). Mas o Botafogo virou, com gols de Pedro Castro e Rafael Navarro.
O JOGO
O Botafogo demonstrou muito nervosismo durante todo o primeiro tempo, errando passes e criando poucos lances de perigo. Já o Operário se defendia com quase todos os jogadores e apostava no contra-ataque para surpreender os donos da casa.
E quase conseguiu em finalização de Fabiano, defendida por Diego Loureiro. A melhor chance do primeiro tempo foi criada pelo Botafogo, aos 36 minutos. Rafael Navarro desviou de cabeça, Luís Oyama tirou de marcação e, de frente para o gol, mandou por cima
O Operário voltou do intervalo disposto a aproveitar a ansiedade do Botafogo e criou boas oportunidades com Tomaz e Rodrigo Pimão Em ambas, Diego Loureiro salvou. Aos 16 minutos não teve jeito. Fabiano aproveitou confusão dentro da área após cobrança de escanteio e encheu o pé.
Quando a torcida começava a perder a paciência, o Botafogo empatou aos 28 minutos. Chay cruzou e Pedro Castro desviou de cabeça no cantinho de Thiago Braga. O gol inflamou a torcida e o time, que partiu com tudo em busca da virada.
E ela veio aos 36. Matheus Frizzo cruzou e o artilheiro Rafael Navarro se jogou para desviar a bola às redes, explodindo de vez o Engenhão. Depois disso, o Botafogo administrou a posse da bola e esperou o apito final do árbitro para comemorar o acesso com mais de 25 mil torcedores presentes.
O Botafogo volta a campo no próximo domingo, contra o Brasil, às 19 horas, no Bento Freitas, em Pelotas. Depois fecha a temporada contra o Guarani, em casa. No sábado, o Operário encara o Brusque, também às 19 horas, no estádio Augusto Bauer, em Brusque. Os jogos são válidos pela penúltima rodada.