Da redação com Estadão Conteúdo
Diego Alonso será o responsável pela missão de levar o Uruguai à Copa do Mundo do Catar, em 2022.
A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) anunciou nesta terça-feira à noite a chegada do treinador, frustrando os planos de Diego Aguirre, do Internacional, de assumir o comando da seleção nacional.
"O Comitê Executivo da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) designou Diego Alonso como o novo Diretor Técnico do Uruguai", anunciou a entidade em suas redes sociais nesta terça-feira. "Seja bem-vindo."
Alonso estava sem trabalhar desde o começo de 2021, quando deixou o Inter Miami, dos Estados Unidos.
Ele terá quatro rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para tirar o Uruguai da sétima colocação e tentar levá-lo para o quarto lugar, garantindo vaga direta. O quinto disputará a repescagem.
Tabárez foi demitido em novembro após quatro derrotas seguidas nas Eliminatórias. Deixou o Uruguai na sétima posição, com 16 pontos.
Com Brasil e Argentina classificados e Equador bem encaminhado, a briga pela última vaga promete ser acirrada nas Eliminatórias.
A Colômbia, hoje em quarto, soma 17 pontos, superando o Peru, com a mesma pontuação, nos critérios de desempate. O Chile ocupa o sexto lugar, com 16 e será o quarto rival da "era Alonso".
A estreia do novo comandante uruguaio será no dia 27 de janeiro, diante do Paraguai, em Assunção. Depois terão embates com Venezuela e Peru antes da "decisão" com os chilenos.
Internacional e Fortaleza aliviados
O Internacional chegou a cogitar a contratação do técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vovjoda, caso a saída de Aguirre fosse confirmada, o que não aconteceu.
Agora tanto os Colorados quanto os Tricolores estão aliviados com o desfecho da história, já que Aguirre continuará no Inter e Vojvoda no Fortaleza.