A XP Investimentos foi a empresa que intermediou a compra do Cruzeiro por parte de Ronaldo Fenômeno, anunciada oficialmente neste sábado (18). De acordo com o CEO da entidade, José Berenguer, a instituição já tem um novo clube como alvo: o Botafogo-RJ. Segundo o empresário, há negociações avançadas com investidores e novidades devem surgir no início do próximo ano.
"Não tenho dúvida que começamos hoje a transformar a história do futebol nacional. O Cruzeiro é só o primeiro. Muitas outras negociações semelhantes envolvendo os clubes brasileiros estão por vir. O Botafogo será o próximo, também assessorado pelo nosso Investment Banking", disse Berenguer.
> Bomba! Ronaldo Fenômeno compra o Cruzeiro; entenda
> Além de Ronaldo Fenômeno, saiba outros famosos que também são donos de clubes esportivos
Em 2019, foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do time carioca o projeto que transformou o clube carioca em SAF (Sociedade Anônima do Futebol), fazendo com que se tornasse clube-empresa. Desde então, a XP assumiu as operações. Há uma semana, o jornal O Globo disse que em janeiro o comprador seria anunciado.
Os grupos ainda não foram revelados, mas os favoritos são fundos de investimentos de países árabes e controladores de times europeus.
> Da água pro vinho? Confira o que aconteceu com o Valladoid-ESP após a compra de Ronaldo, em 2018
"Vamos procurar o melhor para o clube. Claro que, para o clube, o quanto mais agressivo for esse investidor, melhor. Querer resultado rápido é melhor, mas também não pode fazer isso para não parar de pé como foi no passado", disse Pedro Mesquita, diretor da XP, que traça o perfil do parceiro desejado.