A temporada de 2022 da Fórmula 1 "começou". Com a primeira corrida marcada para 20 de março, as equipes começam a apresentar seus novos modelos, que trazem bastante mudanças com relação à 2021.
> Fórmula 1: Red Bull revela novo motor para a temporada 2022; confira
> Fórmula 1: Veja data de apresentação dos novos carros da temporada 2022
Acostumada a figurar nas últimas posições do grid e com nenhum ponto somado em 2021, a Haas foi a primeira equipe a divulgar o novo carro, o VF-22. A equipe divulgo um modelo 3D do que será o utilizado por Mick Schumacher e Nikita Mazepin nas 23 provas da temporada.
Não há grandes mudanças na cor do veículo, mas, por trás das camadas de branco, azul e vermelho, as diferenças são grandes e prometem a maior revolução dos últimos anos da categoria. O novo modelo imposto pela Fia (Federação Internacional de Automobilismo) promete gerar menos turbulência para os carros de trás e permitir que os pilotos andem mais próximos um dos outros, o que favorece as ultrapassagens, sobretudo somados ao DRS, sistema de abertura da asa traseira que diminui a resistência do ar e concede mais velocidade ao carro.
Guenther Steiner, chefe da Haas pretende voltar a figurar ao menos na metade do grid e repetir o feito de 2018, quando terminaram na 5ª colocação do Campeonato de Construtores.
"Todos sabemos do que a equipe é capaz, já provamos isso no passado. Com este carro novo, nascido de um regulamento novo e como nosso novo time de desenhistas já estabelecido, tenho confiança de que podemos mostrar novamente que podemos ser competitivos. Foi um grande esforço de todos os envolvidos e agora chegou a hora de divertir-nos colocando o carro novo na pista. A última temporada foi longa e estou confiante de que vamos voltar a ser competitivos com o VF-22", informou o Steiner, que contará com engenheiros vindos da Ferrari.
A temporada começa em 20 de março com o Grande Prêmio do Barein. A primeira sessão de testes acontece no Circuito da Catalunha, na Espanha, entre os dias 23 e 25 de fevereiro.