Copa do Mundo

Rússia na Copa do Mundo? País recorre de decisões de Fifa e Uefa e pode voltar às competições; confira

Russos foram banidos das competições após invasão à Ucrânia

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 04/03/2022 às 9:39 | Atualizado em 04/03/2022 às 13:37
Notícia
X

Rússia não está nada satisfeita com a decisão de FifaUefa de excluírem as equipes russas das suas competições e, através da RFS (Federação Russa de Futebol), comunicou que vai recorrer à CAS (Corte Arbitral do Esporte).

Dentre as decisões que os russos tentam reverter, as mais impactantes são a exclusão do Spartak Moscou da Europa League e as exclusões das Seleções Russas da Copa do Mundo 2022, no masculino, e da Eurocopa 2022, no feminino.

A seleção masculina estava classificada para repescagem, onde enfrentaria a Polônia e, caso avançasse, encararia o vencedor de Suécia x República Tcheca.

O argumento da RFS é de que nem Fifa nem Uefa tinham base legal para a decisão e que violaram os direitos fundamentais da federação como membro das entidades. A Federação Russa afirma, ainda, que a decisão foi tomada por pressão dos rivais e que viola os princípios do fair play e do esporte.

“A decisão de retirar a seleção da classificação para a Copa do Mundo de 2022 foi tomada sob pressão de rivais diretos na repescagem, o que violou o princípio do esporte e as regras do fair play”, argumentou a RFS.

Sem direito de defesa

Os russos alegaram ainda que nem Fifa nem Uefa lhes deram o direito de defesa e que sequer cogitaram outra punição que não a exclusão das equipes russas de suas competições. 

"A União Russa de Futebol também não teve o direito de apresentar sua posição, o que violou o direito fundamental de defesa. Além disso, ao tomar decisões, Fifa e a Uefa não levaram em consideração outras opções possíveis de ação, exceto a exclusão completa dos times russos", completa o comunicado.

Caso a Fifa opte por reintegrar a Rússia nas suas competições, isso certamente causará um problema, dado que tanto Polônia, quanto Suécia e República Tcheca já comunicaram que se recusam a enfrentar os russos.

Uma eventual classificação da Rússia para a Copa do Mundo pode gerar um efeito cascata de seleções ao redor do mundo e gerar um boicote à competição realizada no Catar, que já vem sendo alvo de protestos de alguns jogadores pelas condições do trabalhadores no país.

Como fica a repescagem?

A Fifa ainda não emitiu a sua decisão, mas a tendência é que a Polônia vença por W.O e avance diretamente para a final da sua chave da repescagem contra suecos ou tchecos.

Eslováquia, que ficou logo atrás da Rússia na fase de grupos, e a Noruega, dona da melhor campanha entre as seleções que não se classificaram, já enviaram pedidos à Fifa para participar da repescagem no lugar dos russos.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor