A temporada de 2022 do Santa Cruz tem 100% de influência para o ano do clube em 2023. Com a liderança do Retrô e vendo Caruaru City e Salgueiro com jogos a menos, o medo sonda o Arruda.
Diante disso, o resultado contra o Vera Cruz era fundamental. Em três minutos, o Santa Cruz foi do céu ao inferno. Os gols de Rafael Furtado e João Cardoso, aos 44 e 47 do segundo tempo, respectivamente, podem ter 'salvado' a próxima temporada do clube. Entenda o motivo, abaixo:
A vitória fez o Santa Cruz voltar a vice-liderança do Campeonato Pernambucano, com 16 pontos, e ampliar vantagem contra os adversários na tabela da competição.
Se não avançar de fase no Campeonato Pernambucano e não conseguir o acesso para a Série C, o Santa Cruz fica fora da todas as competições nacionais em 2023.
Enquanto o Caruaru City tem um jogo a menos e 11 pontos, o Salgueiro ainda falta cumprir duas rodadas e tem 10 pontos. Ou seja, ambos ainda podem ultrapassar o Santa Cruz.
Como o Retrô está na frente do Santa Cruz, o clube não pode terminar o Campeonato Pernambucano atrás dos outros dois rivais. Se isso acontecer, fica fora da Copa do Brasil e Copa do Nordeste no ano que vem.
Para ter um segundo semestre em 2023, o Santa Cruz precisa subir de divisão. Caso contrário, só vai jogar o Estadual e fica sem calendário o restante da temporada.
O Vera Cruz começou o jogo questionando de um pênalti e tendo boas finalizações, mas depois recuou. Apesar disso, o Santa Cruz tinha problemas para criar e precisava de jogadas individuais.
No fim do primeiro tempo, Esquerdinha, mas o meia foi puxado pela defesa do Vera Cruz. O árbitro, entretanto, nada marcou. O bom mesmo ficou para o segundo tempo.
Quando abriu o placar com João Braga, o Vera Cruz colocou fogo no jogo. O técnico Leston Júnior colocou o Santa Cruz para frente e, na raça, os corais viraram a partida.