A Fórmula 1 é um esporte complicado, de muitos egos e disputas, muitas vezes não apenas entre os adversários de outras equipes, mas, sobretudo, com seu próprio companheiro de time.
E, se não bastasse a gana individual de cada um em vencer, os pilotos ainda precisam lidar com declarações de seus familiares, agentes e pessoas próximas que podem vir a esquentar ainda mais a disputa.
Foi o caso de Max Verstappen, atual campeão mundial e líder do Campeonato de Pilotos em 2022, que viu seu pai, Jos Verstappen, ex-piloto da F1, criticar a Red Bull pela estratégia utilizada no GP de Mônaco, que terminou com vitória de Sergio Pérez, companheiro de Max.
"Tática totalmente a favor de Checo (Pérez)"
Segundo o pai de Verstappen, a estratégia da Red Bull foi construída para favorecer Sergio Pérez ao invés do seu filho, que lidera o campeonato mundial e, em tese, precisaria mais dos pontos do que o mexicano.
Acontece que não houve possibilidade de armar uma estratégia nesse sentido sem que houvesse o grande risco de ambas as Red Bull serem ultrapassadas pelas Ferrari, o que prejudicaria não só Verstappen no campeonato de pilotos como a própria equipe na disputa de construtores.
Aliás, a ultrapassagem de Verstappen sobre Leclerc só foi possível graças a um erro da Ferrari na troca de pneus do monegasco em parada dupla com Sainz. Caso a Red Bull tentasse inverter as posições antes da sua própria troca, o tempo perdido poderia ser crucial para a corrida.
Lembrando que Mônaco é uma pista praticamente sem pontos de ultrapassagens e que a definição se dá basicamente no treino de classificação e nas paradas nos boxes.
Max Verstappen concorda com o pai?
Aparentemente não. No rádio após a corrida, Verstappen se mostrou bastante conformado com o resultado e até satisfeito por ter terminado à frente de Leclerc e aumentado a vantagem na liderança do campeonato.
"Foi um bom resultado, pessoal. Muito bom, quero dizer. Depois da classificação, esse resultado foi bom e a estratégia muito bem executada. Parabéns ao Checo (Pérez), foi um excelente resultado para a equipe.", falou o holandês, que também se mostrou feliz no pódio e pós-corrida.
Verstappen segue liderando o campeonato de pilotos com 125 pontos e aumentou de 6 para 9 pontos a sua vantagem para Leclerc, que soma 116. Pérez é o terceiro com 110 e entra na briga pelo título mundial após o resultado em Mônaco.