Rafael Nadal ganhou mais um Roland Garros neste domingo (5), ao bater o norueguês Casper Ruud, por três sets a zero. Foi o 14º título dele na França e o 22º Grand Slam na carreira. Nadal é recordista nos dois, superando rivais como Novak Djokovic e Roger Federer, por exemplo. Esse título, porém, custou mais a Nadal, devido a sua lesão no pé esquerdo. Após a conquista, o espanhol revelou mais detalhes da sua dramática rotina de convivência com esse problema.
Segundo Nadal, ele precisou jogar com infiltração em alguns jogos de Roland Garros, incluindo a final. Essa lesão no pé fez com que ele tivesse que sair do circuito neste ano. Por conta dela, chegou-se a cogitar que o espanhol poderia se aposentar após o título de hoje.
Nadal, contudo, confirmou que segue na temporada como ainda apresentou outros detalhes sobre o tratamento que fará a partir de agora. Segundo ele, será feito um processo que provocará o adormecimento do nervo do pé de uma maneira mais continua. Ele fez isso em Roland Garros em alguns momentos e testará se conseguirá fazer isso de maneira mais perene.
"Se conseguir, eu continuo no circuito. Caso contrário, terei que pensar alternativas", disse Nadal de maneira esperançosa, mas também transparente, não negando que não deseja passar pela rotina de dor e sofrimento que viveu em Roland Garros.
Nadal vai jogar Wimbledon?
Nadal ainda disse que espera estar apto para Wimbledon, que é disputado na grama, no Reino Unido. No entanto, não cravou certeza. Lá, ele tem dois títulos. Mas nos últimos anos ou desistiu de participar do Grand Slam ou fez participações mais discretas.