A Seleção Brasileira segue sem um novo treinador. Já se vão quase dois meses da fatídica eliminação para a Croácia, em 9 de dezembro, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo 2022 e a saída de Tite.
Segundo o jornalista Paulo Vinicius Coelho, o PVC, a CBF tem quatro nomes na pauta, mas, a julgar pelas condições deles, torna-se muito provável que a Seleção Brasileira tenha um treinador interino nas duas primeiras partidas de 2023, que podem ser já pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
O favorito para essa função é um ex-treinador e ídolo de Vasco e Vitória.
COM TREINADORES EMPREGADOS NA MIRA, CBF PODE TER INTERINO NO COMEÇO DO NOVO CICLO
Segundo PVC, em sua coluna no Uol Esporte, o presidente da CBF irá assistir o jogo do Flamengo na próxima terça-feira (8), pela semifinal do Mundial de Clubes, no Marrocos, e de lá seguirá para a Europa para fechar as negociações com o novo treinador.
A lista "final" contém os seguintes nomes: Carlo Ancelotti, Luís Enrique, Jorge Jesus e José Mourinho.
Dentre eles, três estão empregados e apenas Luís Enrique se encontra livre no mercado.
Ancelotti e José Mourinho tem contrato até junho de 2024 com Real Madrid e Roma, respectivamente, e exigiriam uma negociação com os clubes para rescisão em junho de 2023, o que faria a Seleção ser comandada por um treinador interino até lá.
Já Jorge Jesus tem contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, até junho deste ano mesmo, 2023, o que não geraria um custo maior à CBF, mas continuaria gerando a necessidade de um interino.
EX-TREINADOR E ÍDOLO DE VASCO E VITÓRIA PODE ASSUMIR A SELEÇÃO BRASILEIRA
Caso seja, de fato, necessária a entrada de um interino, o favorito é Ramon Menezes, treinador da Seleção Sub-20, com passagens por Vasco e Vitória, por onde foi ídolo como jogador.
Com 50 anos de idade, vem fazendo grande trabalho com os jovens jogadores da Seleção, estando invicto e liderando o Sul-americano Sub-20.
Em entrevista coletiva, em janeiro, o presidente da CBF declarou que pretende integrar os trabalhos das seleções de base com a principal, o que reforça as chances de Ramon.
DATA DE ESTREIA DO NOVO TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA
A Seleção Brasileira estreia em março, onde realizará dois jogos entre os dias 20 e 28, na primeira Data Fifa de 2023.
A Conmebol ainda não divulgou a tabela das Eliminatórias, então, é possível que os jogos sejam amistosos. No entanto, seleções europeias estão descartadas, já que estarão disputando as duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Euro 2024.