Tem novidades quentes na Fórmula 1 nesta sexta-feira (3)! A Ford anunciou seu retorno à categoria depois de quase 20 anos e fornecerá os novos motores da Red Bull, que apresenta seu novo carro para a Temporada 2023, o RB19, às 13h, horário de Brasília.
O anúncio foi feito em evento realizado em Nova York, onde a equipe austríaca apresentará o novo monoposto que será guiado por Max Verstappen e Sergio Pérez.
Mas, calma, embora o anúncio tenha sido feito nesta sexta-feira, a montadora norte-americana só retornará às pistas da Fórmula 1 em 2026, quando os motores passarão por mudanças, o que tem atraído várias novas marcas para a categoria, como Audi, já confirmada, e Porsche.
RED BULL SEGUIRÁ COM MOTOR HONDA EM 2023
A Red Bull, portanto, seguirá com um motor produzido em parceria pela Honda em 2023, o RBPT. Em 2026, com a Ford, o novo motor terá que se adequar ao novo regulamento, com maior eletrificação e combustível totalmente renovável.
FORD QUER VOLTA A VENCER NA FÓRMULA 1
A Ford é uma mas marcas vencedoras na Fórmula 1, tendo conquistado 13 títulos de pilotos e 10 de construtores, sendo o último deles em 1994, com Michael Schumacher, pela Benetton.
A última participação da montadora fora em 2004, quando forneceu as unidades de potência da Jaguar, que acabou se tornando a Red Bull Racing no futuro.
"Este é o início de um novo capítulo na história. Uma história que começou quando meu bisavô ganhou uma corrida que ajudou a lançar nossa empresa. A Ford está voltando ao topo do esporte, trazendo consigo sua longa tradição de inovação, sustentabilidade e eletrificação a uma das vitrines mais importantes do mundo", disse Bill Ford, presidente da montadora.