Começou a Copa do Nordeste 2023 e a TV Jornal, afiliada do SBT, segue sendo a única emissora de TV aberta que transmite o Nordestão com muita emoção em Pernambuco.
O maior torneio regional do País é transmitido pela TV Jornal desde 2018 e irá para a sexta edição seguida de exibição da Copa do Nordeste. A Lampions League, como é carinhosamente chamada, é um momento também em que novos craques são revelados como promessas.
O Blog do Torcedor preparou a série Promessas da Copa do Nordeste em que falamos sobre algumas promessas que despontam nos times nordestinos e terão muito espaço para brilhar na Copa do Nordeste. Confira:
A defesa do Ceará causou muita dor de cabeça ao torcedor do Vozão em 2022. E para resolver esse problema o clube alvinegro aposta em uma solução caseira: David Ricardo.
O ínicio
Natural de Teresina, David Ricardo teve uma ascensão rápida das categorias de base ao profissional. O zagueiro fez apenas três jogos em 2020. E no ano seguinte já estava participando da pré-temporada com o elenco principal do Fluminense do Piauí.
A ascensão
Aos 18 anos, iniciou o Campeonato Piauiense como titular absoluto na zaga. Em sete jogos pelo estadual, a defesa não sofreu gols em três partidas. Inserido em um contexto de calendário esportivo esvaziado no profissional, David Ricardo, foi utilizado na equipe sub-20. A medida foi importante para não estagnar o desenvolvimento do zagueiro.
Se o título do Piauiense no profissional bateu na trave, no sub-20, o zagueiro pôde soltar o grito de campeão ao vencer o River na final. De volta ao profissional para a disputa da pré-Copa do Nordeste, David Ricardo viveu um momento mágico na carreira: a realização do primeiro gol.
Aos 49 do segundo tempo, o zagueiro de 1,88 cm, subiu no “quinto andar’ e cabeceou a bola para o fundo da rede. O que levou a partida para a decisão por pênaltis contra o Impertriz.
Após a eliminação na Pré-Copa do Nordeste, David Ricardo, disputou mais uma final na temporada. Agora pela Copa do Nordeste sub-20. Expulso contra o Vitória, viu o Fluminense amargar o vice-campeonato.
A virada de chave
Zagueiro, canhoto e de excelente estatura, despertou o interesse de vários clubes da região. Um deles foi o Ceará. O vozão agiu rápido e contratou o atleta para fazer parte do sub-20.
Mas a estreia com a camisa do Vozão foi logo pelo profissional, contra a Tombense, pela Copa do Brasil. Relacionado em alguns jogos do time principal, David Ricardo não teve espaço na disputa acirrada pela posição e foi colocado à disposição do sub-20.
Nas categorias de base, o zagueiro voltou a balançar as redes. E um dos gols pelo sub-20 do Ceará foi justamento em um Clássico-Rei contra o Fortaleza, maior rival.
Consolidação no profissional
Com o péssimo rendimento da defesa do Ceará no time principal, David Ricardo, ganhou espaço e se tornou titular na reta final do Brasileiro Série A. Em 2023, o zagueiro venceu a concorrência do ídolo Luiz Otávio e tem sido titular no sistema defensivo alvinegro.
Focado em construir a alcunha de zagueiro-artilheiro, David Ricardo segue balançando as redes adversárias quando vai ao ataque. A última vítima foi o Ferroviário pelo Campeonato Cearense.