A Mercedes será a penúltima equipe a apresentar seu novo carro para a Temporada 2023 da Fórmula 1.
E a equipe alemã, que teve um péssimo começo de temporada, sofrendo bastante com problemas aerodinâmicos, sobretudo o porposing, pode começar com uma mudança já na cor do seu novo W14.
MERCEDES VOLTARÁ A TER CARRO PRETO NA FÓRMULA 1
Após dois anos usando preto, a Mercedes promoveu a volta da sua tradicional cor prata em 2022, com os chamados "Silver Arrows" ou "Flechas Prateadas".
No entanto, o carro não agradou nas pistas, em termos de desempenhos, e muitos fãs pedem o retorno da cor preta, que protagonizou um dos carros mais bonitos da história da Fórmula 1.
Para 2023, a equipe gerida por Toto Wolff não deu qualquer confirmação sobre a cor do W14, mas, dois fatores apontam para que isso, muito provavelmente, ocorra:
MARKETING DA MERCEDES TEM IDENTIDADE VISUAL NA COR PRETA
A Mercedes vem publicando em suas redes sociais vários materiais referentes à cor do novo carro e todos apresentam o preto em evidência. Inclusive, em um deles, aparece um adesivo na cor preta sendo colado sobre fibra de carbono, que deve pertencer ao novo carro.
Além disso, a cor preta vem se mostrando uma tendência muitíssimo presente nos carros de 2023. Foi assim com Ferrari e, principalmente, McLaren e Alfa Romeo, que trouxeram muito mais partes em preto do que em relação a 2022.
A explicação é que muitas partes dos carros de Fórmula 1 são feitas de fibra de carbono, na cor preta. Essas partes são extremamente leves, o que ajuda o carro a se adequar aos limites de peso imposto pela FIA, o que foi uma dor de cabeça em 2022.
Lembrando que uma pintura completa de um F1 pode chegar a pesar 6 kg.
Sendo assim, a tendência é que os carros sejam mais pretos em 2023 e a Mercedes, tendo a cor já marcada na história, deve unir o útil ao agradável, atendendo aos pedidos dos fãs.