A CBF segue em sua saga para acertar com um novo treinador para a Seleção Brasileira.
Com dois amistosos pela frente, contra Guiné e Senegal, que serão disputados na Espanha e em Portugal, respectivamente, o Brasil segue sob o comando do interino Ramon Menezes.
As Eliminatórias começam em setembro e, embora 6 de 10 seleções garantam vaga na Copa do Mundo de 2026 e diminuam o senso de urgência por um trabalho consolidado, o prazo para a CBF vai ficando mais curto para iniciar um novo ciclo definitivo visando o Hexa nos EUA, Canadá e México.
Nesta terça-feira (13), o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, confirmou que Carlo Ancelotti segue sendo o "Plano A" da entidade e que cogita esperar por ele até 2024, se assim concordarem os outros membros da direção e também os jogadores.
No entanto, em entrevista ao ge, Ednaldo indicou que o prazo estipulado para tomar tal decisão é o próximo dia 30, deste mês, junho.
'Sim, sim, tivemos contatos (com Ancelotti) e acho que teremos uma definição bem nítida no máximo até dia 30 desse mês. Aí então esclareceremos a todos vocês. Mas continua o nosso plano A, que é exatamente o Carlo Ancelotti, a gente espera que dê certo", explicou.
JORGE JESUS GANHA FORÇA PARA ASSUMIR A SELEÇÃO BRASILEIRA EM CASO DE FRACASSO COM ANCELOTTI
Vários nomes já "vieram e foram" nas especulações para assumir a Seleção Brasileira, como Abel Ferreira, Fernando Diniz e Luís Enrique.
Mas, um que segue firme como o considerado "Plano B" é o português Jorge Jesus, que ganha força por estar livre no mercado após deixar o Fenerbahçe no fim de maio e por que disse, em entrevista recente, que sonha em comandar uma seleção em uma Copa do Mundo.
"O sonho é tentar jogar numa Copa do Mundo de seleções, mais nada. Nas outras competições já estive. Nunca estive num Mundial. Foi uma temporada longa. Boa experiência. Istambul é uma cidade linda. Saí de uma equipe que me acarinhou e me amou. Vamos ver o que acontece até ao fim do mês", disse.
O nome do português, ídolo do Flamengo, é forte nos bastidores da Seleção em caso de fracasso com Ancelotti e a Seleção também é forte nas pretensões do português, segundo declaração de Galvão Bueno, em conversa com o Flow Sport Club, em maio.
A Seleção estará em Portugal para disputar um amistoso contra Senegal em 20 de junho, dois dias após a data em que o presidente da CBF assumiu estar deixando a Espanha.
Especula-se que, possivelmente, ele já desembarque em terras lusitanas com a situação definida com Ancelotti. Em caso de uma negativa, é natural se imaginar que deva se encontrar com Jorge Jesus, caso, de fato, ele seja o segundo na lista de preferidos da CBF.
Assim sendo, é possível que, caso tudo corra nesta direção, Jorge Jesus seja anunciado ainda neste mês de junho ou no mais tardar, na primeira semana de julho.
Lembrando que ele tem propostas do futebol da Arábia Saudita, para comandar um clube ou a seleção e não deve prolongar demais suas negociações com a CBF.