Blog do Torcedor - Últimas notícias de Flamengo, Palmeiras e Corinthians; Veja onde assistir ao vivo Brasileirão, Libertadores e Champions League

Torcedor

JOGADOR

Arthur Friedenreich, "El Tigre" do futebol brasileiro, é homenageado pelo Google

Conheça a história de Arthur Friedenreich, o primeiro craque do futebol brasileiro, que está sendo homenageado pelo Google hoje (18).

Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 18/07/2023 às 7:53 | Atualizado em 18/07/2023 às 11:39
Arthur Friedenreich. - UOL.

Hoje (18), o Google celebra o 131° aniversário do grande jogador de futebol brasileiro, Arthur Friedenreich, que marcou o mundo. Ele é considerado o primeiro grande craque do esporte no Brasil.



O jogador colecionou cerca de 1.329 gols em 26 anos de carreira. O craque estava presente desde o primeiro jogo da seleção brasileira. 

Para destacar o brasileiro, o Google destacou o doodle com todos os elementos que representam a notoriedade do jogador, também chamado de El Tigre


Arthur Friedenreich, jogador de futebol brasileiro. - Google.

Quem foi Arthur Friedenreich? Saiba a carreira do grande jogador brasileiro

Arthur nasceu em São Paulo após quatro anos da abolição da escravidão no Brasil, quando o futebol era predominantemente composto de jogadores brancos.

Friedenreich conseguiu se envolver com o esporte, pois o seu pai alemão já tinha contato com o futebol. Dessa forma, Arthur foi desenvolvendo suas habilidade desde o primeiro time, no SC Germância, aos 17 anos, e impressionou com seus dribles.

Ao se estabelecer como jogador profissional, El Tigre precisou apenas de quatro temporadas para se tornar o artilheiro do Campeonato Paulista com 16 gols.

Pela seleção, o jogador começou em 1914. Na partida de estreia, Friedenreich perdeu dois dentes depois de uma queda, mas continuou o jogo, ganhando o apelido de "El Tigre".

Apesar de ser um símbolo, o jogador brasileiro precisou alisar o cabelo e passar pó na pele antes dos jogos, reflexo claro do racismo. Na Copa América de 1921, a Argentina estabeleceu que apenas jogadores brancos poderiam participar, deixando Friedenreich de fora.

Essa Copa foi o momento que marcou o esporte, principalmente ao fazer refletir sobre a descriminação racial no futebol.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS