A Copa do Mundo Feminina 2023 começou na última quinta-feira (20) e trás, além da competição nos estádios da Austrália e da Nova Zelândia, uma série de comparações e discussões envolvendo o futebol feminino e o masculino.
Dentre elas, a já habitual comparação entre salários. E, como são as principais referências da Seleção Brasileira em seus respectivos gêneros, é inevitável que não se hajam comparações entre Marta e Neymar.
MARTA GANHA 1% DO SALÁRIO DE NEYMAR NO PSG
Marta, 37 anos, é vencedora de seis prêmios de melhor jogadora do mundo e considerada por muitos a maior de todos os tempos recebe cerca de 400 mil dólares (R$ 1,95 milhões) por ano no Orlando Pride, dos Estados Unidos.
O valor, que agrega uma fortuna estimada em 13 milhões de dólares (R$ 63 milhões), segundo o jornal Marca, da Espanha, no entanto, é muito aquém do que recebe Neymar no PSG, mal chegando a 1% do valor recebido pelo camisa 10 na França.
Segundo o "Le'Equipe", o brasileiro ganha 36 milhões de euros (R$ 192 milhões) por temporada.
Em comparação, o valor recebido por Marta representa 1,01% do recebido por Neymar.
PREMIAÇÃO DA CAMPEÃ COPA DO MUNDO FEMININA SERÁ 10 VEZES MENOR QUE O RECEBIDO PELA ARGENTINA NO CATAR
A seleção que for campeã da Copa do Mundo Feminina de 2023 receberá, da Fifa, uma premiação de 4,29 milhões de dólares (R$ 20,6 milhões).
O valor é cerca de 10 vezes menor do que o concedido à Argentina, que venceu a última Copa do Mundo, em 2022, no Catar. Na ocasião, a AFA (Associação de Futebol Argentino) recebeu 42 milhões de dólares (R$ 201,54 na cotação atual).
AUDIÊNCIA DA ÚLTIMA FINAL DA COPA DO MUNDO FEMININA FOI QUASE 6 VEZES MENOR QUE DA MASCULINA 2022
Tal discrepância de valores, claro, está ligado ao quanto cada modalidade consegue atrair em investimentos, patrocínios e audiência, embora muitas outras questões, para ambos os lados, devam sim ser envolvidas no cálculo.
Em comparação de audiência, o principal evento do futebol masculino, a Final da Copa do Mundo 2022, entre Argentina e França, foi assistida por 1,5 bilhão de pessoas ao redor do mundo, de acordo com dados fornecidos pela própria Fifa.
Em comparação, a Final da Copa do Mundo 2019, entre Estados Unidos e Holanda, atraiu 263,62 milhões de espectadores, 5,7 vezes menos que a da masculina.