No último final de semana, o Santa Cruz foi eliminado da Série D. Com o acúmulo de decepções em 2023, as consequências para a próxima temporada podem ser ainda piores.
Isso porquê, caso o Retrô não consiga o acesso, a equipe coral não terá divisão para disputar no ano que vem. A outra possibilidade poderia ser o Petrolina desistir da disputa do Brasileirão, dando sua vaga para os tricolores.
Esta chance, no entanto, foi totalmente refutada pela Fera Sertaneja nesta segunda-feira (24). Em nota oficial, o clube refutou quaisquer chances de abrir mão da sua participação.
"A diretoria do Petrolina Social Futebol clube, já desgastada com tamanha investida e notícias falsas sobre a não participação do nosso amado clube no Campeonato Brasileiro Série D 2024 e da Copa do Brasil, viemos por meio da presente, deixar claro que a vaga por nós conquistada dentro de campo, fruto de um trabalho árduo, honesto e levado com muita seriedade, não está e jamais esteve em negociação", disseram.
Vale lembrar que a CBF otimizou o seu sistema de repasse aos clubes que disputam a Série D, que agora têm custeadas as suas viagens e hospedagens. Como a questão financeira deixa de ser um impedimento, o Petrolina vê a competição como uma vitrine.
"Não abriremos mão de disputar todos os campeonatos que conquistamos com muito esforço. O nosso clube tem um compromisso com a nossa torcida, nossos profissionais e acima de tudo, com os nossos valores, e isso é inegociável", diz a nota.
Além da Série D, o Petrolina também garantiu vaga na Copa do Brasil. A Fera Sertaneja chegou a semifinal pela primeira vez na sua história, eliminando justamente o Santa Cruz no mata-mata.