O Palmeiras enfrenta o Fluminense neste sábado (4), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 18ª rodada do Brasileirão e aproveitou a situação para fazer a estreia do seu novo avião, o que, somado à falta de reforços na última janela vem causando reclamações da torcida palmeirense.
E, claro, um dos questionamentos mais frequentes é quanto o Palmeiras pagou pela aeronave.
MAIS CARO QUE HAALAND: VEJA QUANTO O PALMEIRAS PAGOU POR AVIÃO PARTICULAR
O avião do Palmeiras, apelidado de "Aeroporco" é de modelo E-190-E2, avaliado em US$ 64 milhões (R$ 305 milhões), valor que chama a atenção por si só, mas que impressiona quanto ao que poderia, em tese ser utilizado em contratações.
A comparação, no entanto, é equivocada. O avião pertence à empresa Placar, pertencente à presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que não utilizou o dinheiro do clube para fazer a aquisição.
De qualquer forma, veja o quanto o valor pago na aeronave representa se comparado a algumas contratações do futebol.
O valor, em uma análise "crua", é quase 10 vezes mais do que o pago por Miguel Borja, maior contratação da história do Palmeiras em termos monetários, que custou R$ 33 milhões aos cofres do clube em 2017.
Além disso, o valor é próximo do que o que foi pago pelo Manchester City pela contratação de Erling Haaland junto ao Borussia em julho do ano passado. À época, o clube inglês pagou 60 milhões de euros pelo atacante norueguês.
Na cotação atual, o valor representa R$ 322,4 milhões.
PALMEIRAS ESPERA ECONOMIZAR ATÉ R$ 7 MILHÕES POR ANO EM LOGÍSTICA COM NOVO AVIÃO
Mas a intenção do Palmeiras com a aquisição da aeronave é economizar.
Em 2022, o alviverde gastou R$ 9,8 milhões com fretamentos de voos. Com o avião particular, o clube espera uma economia entre 60 a 70% desses custos de logística, o que representaria uma economia de entre R$ 5 e 7 milhões por ano.