Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o Grêmio anunciou uma equipe de esportes eletrônicos (Esports) nesta quarta-feira (11). A gestão deste projeto ficará por conta da SPQR Brasil Team, uma das principais organizações de FIFA da América do Sul.
Em um acordo firmado entre o Tricolor e a SPQR, a organização de Esports passará a ter a licença dos direitos do Tricolor para a nova modalidade virtual. O contrato entre os lados tem validade de cinco anos.
A primeira modalidade investida pelo Grêmio é o EA FC. O clube contará com grandes nomes da modalidade, como Henrique "Zezinho", Felipe "Felipe I5I" e Lucas Miguelles, que acumulam títulos relevantes na carreira. O treinador Iury Vianna assume a coordenação técnica.
O Grêmio Esports também irá contar com influenciadores em sua equipe. O primeiro é Pedro "TioPedro", um dos principais criadores de conteúdos de EA Sports FC do país.
O Grêmio possui histórias lindas e únicas no futebol. Esse é o momento de expandir essas histórias e construir um legado no esporte eletrônico com uma equipe experiente e que sabe o que precisa ser feito. Está no DNA do Grêmio o pioneirismo e inovação, acreditamos que este projeto vai colaborar muito com o futuro do clube.Rodrigo Fioravante, CEO do projeto Grêmio Esports
O Grêmio Esports irá marcar presença nos qualificatórios e nas disputas das primeiras competições do EA Sports FC para o Playstation 5. Além disso, todos atletas da organização disputaram e se classificaram no Latam Qualify do FC Pro 24 Open.
Grêmio Esports mira outras modalidades
Apesar de ter começado com o EA FC, outras modalidades de esportes eletrônicos já estão na mira do Grêmio Esports.
A organização já iniciou conversas com um time para o Counter-Strike 2 (CS2), além de ter começado os contatos para a formação de times para o Valorant inclusivo e para o Rainbow Six Siege.
O Grêmio Esports também estuda a formação de equipes para o Free Fire, Apex Legends e para o League of Legends inclusivo.