Os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028 prometem trazer emocionantes adições ao seu cardápio esportivo. O COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou, nesta sexta-feira, a inclusão de cinco novas modalidades: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash.
Um Passo Histórico para o Flag Football e o Squash
O flag football, semelhante ao futebol americano, e o squash conquistam seu espaço na Olimpíada pela primeira vez. Esta é uma mudança marcante para ambos os esportes, que nunca antes estiveram na programação olímpica.
Críquete e Lacrosse retornam após um século
O críquete, que teve sua última aparição nos Jogos de 1900 em Paris, e o lacrosse, presente em Saint Louis 1904 (EUA) e Londres 1908, retornam à competição após mais de 100 anos.
Apesar de não ser popular no Brasil, o críquete é um dos esportes mais populares do mundo, contando com uma audiência global de 2,5 bilhões, sendo o principal esporte da Índia - um dos países mais populosos do planeta.
Veja também: MAIORES ATLETAS de todos os tempos e as conquistas que eles alcançaram
A Jornada de Beisebol e Softbol nos Jogos Olímpicos
O beisebol e seu equivalente feminino, o softbol, fizeram sua estreia em Barcelona-1994 e Atlanta-1996, respectivamente. Mantiveram-se no programa até Pequim-2008, ausentaram-se em seguida, mas voltaram nos Jogos de Tóquio em 2021. Contudo, não farão parte do programa de Paris-2024.
O Dilema do Boxe nas Olimpíadas de 2028
Enquanto as novas modalidades são celebradas, o boxe enfrenta incertezas. Um pilar tradicional dos Jogos Olímpicos, o esporte de combate enfrenta uma crise política devido a escândalos financeiros na Federação Internacional.
A participação em Los Angeles ainda é incerta, mesmo após o Brasil conquistar três medalhas na modalidade nos Jogos de Tóquio em 2021.
Fonte: Estadão Conteúdo.