O Santa Cruz terá apenas 84 dias de futebol em 2024, com apenas o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste para disputar.
O clube está fora da Copa do Brasil e da Série D, então não terá calendário nacional. O último jogo do Tricolor em 2024 deve ser no dia 7 de abril, data limite para o fim dos estaduais.
A Copa do Nordeste deve ser disputada novamente dentro das 16 datas reservadas aos estaduais. Isso significa que os jogos finais da competição regional podem invadir as datas do Campeonato Brasileiro.
Para voltar a disputar a Série D em 2025, o Santa Cruz precisa terminar a primeira fase do Pernambucano no máximo atrás de um clube também sem calendário assegurado.
A outra possibilidade, porém esta bem mais remota, seria o Petrolina desistir da sua participação, cedendo ela para o Santa Cruz. No entanto, o presidente da Fera Sertaneja já deixou claro que não tem motivos para este vexame.
Isso porquê a CBF otimizou o seu sistema de repasse aos clubes que disputam a Série D, que têm custeadas as suas viagens e hospedagens. Como a questão financeira deixa de ser um impedimento, o Petrolina vai jogar o Brasileirão normalmente.
Já para voltar à Copa do Brasil, o Tricolor precisa terminar ao menos como terceiro lugar do Estadual.