Uma nova "Era" na Champions League! Na manhã desta segunda-feira (4), a Uefa divulgou um material detalhando o novo formato das suas competições de clubes, o que engloba, além da Champions, a Europa e a Conference League.
O novo formato entrará em vigor já a partir da próxima temporada, 2024/25, que começa no segundo semestre deste ano.
Fim da fase de grupos, aumento no número de jogos e "pontos corridos"
A primeira mudança fica por conta do número de times participantes. Ao invés de 32, como nos acostumamos no atual formato, a "Nova Champions" contará com 36 times.
A outra e mais impactante novidade é que eles não serão divididos em grupos, mas disputarão uma única fase de pontos corridos.
Mas, diferente do que vemos nas ligas nacionais, os times não jogarão todos contra todos, mas terão, ao invés disso, uma tabela específica com 8 jogos, contra adversários definidos por sorteio de acordo com os potes (A B C e D) pré-definidos.
Cada time enfrentará duas equipes de cada pote, apenas em jogos de ida. Serão quatro jogos em casa e quatro jogos fora.
A ideia é aumentar o número de "confrontos de peso" desde o começo da competição, de forma a atrair mais público para as partidas e valorizando a competição.
Entenda melhor o novo formato
A princípio, é difícil mesmo entender como vai funcionar o novo formato da Champions League, mas, para isso, é bom se ter em mente os formatos atuais do Campeonato Paulista, Campeonato Mineiro e da Copa do Nordeste, por exemplo.
Nestas competições, os times são divididas em grupos, mas as equipes de um mesmo grupo não se enfrentam, embora compitam entre si na tabela de classificação específica de cada grupo.
Na "Nova Champions", a coisa acontecerá "mais ou menos" assim. A diferença é que teremos uma classificação única de 36 times, mas com cada uma enfrentando 8 equipes apenas.
Classificação para o mata-mata
Os 8 melhores classificados se classificarão direto para as oitavas-de-final.
Os times que ficarem entre 9° ao 24° se enfrentarão nos Play-offs, já em jogos de mata-mata, totalizando 8 confrontos.
Os 8 classificados se juntam aos outros 8 já classificados e formam, por fim, as oitavs-de-final e, a partir daí, a competição segue da forma como conhecemos.