Blog do Torcedor - Últimas notícias de Flamengo, Palmeiras e Corinthians; Veja onde assistir ao vivo Brasileirão, Libertadores e Champions League

Torcedor

Santa Cruz

Santa Cruz: CBF define regulamento da Série D de 2024 e frustra sonho coral de participação

O Santa Cruz estava na expectativa de conseguir participar da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024

Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 15/03/2024 às 18:32 | Atualizado em 16/03/2024 às 9:52
Santa Cruz não deve ter mais competições para disputar depois do Pernambucano em 2024 - RAFAEL MELO/SANTA CRUZ

Após uma longa reunião, que acabou no início da noite desta sexta-feira (15), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o regulamento, critérios técnicos e tabela básica da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. A decisão frustrou o Santa Cruz que esperava herdar uma vaga em caso de alguma desistência ou aumento do número de vagas. A competição vai acontecer com 64 clubes e com os times previstos. Dessa maneira, a participação do Tricolor do Arruda não deve acontecer.

.

Leia Também

A Série D de 2024 está prevista para começar no dia 28 de abril e acabar no dia 29 de setembro. O início da competição acabou atrasando em uma semana o que estava previsto pela CBF no começo da temporada.

Por que o Santa Cruz estava com esperança de participar da Série D de 2024?

Como acabou em quinto lugar na classificação geral do Campeonato Pernambucano de 2023, o Santa Cruz não conseguiu garantir uma vaga na Série D de 2024. Exceto os clubes que são rebaixados da Série C para a Série D, as vagas da competição são distribuídas para os times nos Estaduais do ano anterior.

Assim, Pernambuco possui duas vagas na Série D, como determina o regulamento. Igual ao regulamento do Pernambucano deste ano de 2024, na temporada passada, o Estadual designou as vagas para o campeão e o melhor colocado na primeira fase.

Em 2023, o Sport, que integra a Série B, foi o campeão. Já o Retrô foi o vice-campeão. Dessa maneira, a Fênix herdou a vaga do Leão. A vaga de melhor colocado na primeira terminou caindo no colo do Petrolina, que ficou em quarto colocado, na frente do Santa Cruz, quinto lugar.

Nesse cenário, o Santa Cruz começou a temporada 2024 de olho em uma possível desistência dos clubes classificados para a Série D ou um possível aumento da competição. No entanto, até o momento, nenhum time oficializou a saída da Quarta Divisão e a CBF não ampliou a competição.

E mesmo que algum time desistisse, a CBF não iria dar a vaga ao Santa Cruz. Isso porque, pelo regulamento da competição, a vaga pertence ao Estado do time que desistiu. Por exemplo: se um time de Minas Gerais abrir mão, essa vaga vai para outro time mineiro. Caso nenhum time mineiro queira disputar a Série D, a vaga será destinada ao Estado do mesmo grupo da Quarta Divisão da equipe que desistiu. Caso nenhuma equipe desses estados queiram, a CBF usa o ranking de federações para definir qual estado pode apontar um time. Se ainda assim, nenhum time quiser, o grupo fica sem equipe.

Em 2024, os representantes de Pernambuco na Série D serão o Retrô e o Petrolina. A Fênix com todo o poderio financeira não pensa em desistir. Ao contrário, quer buscar o acesso para a Série C. Já a Fera Sertaneja já reiterou que pretende jogar a Quarta Divisão, ainda mais depois de ter turbinado o cofre com mais de R$ 1 milhão após ter chegado na segunda fase da Copa do Brasil deste ano.

Ou seja, a participação do Santa Cruz na Série D de 2024 está quase descartada. Na edição de 2025, o Tricolor do Arruda já garantiu a vaga na atual edição do Estadual. Se perder para o Sport, neste sábado, no jogo de volta das semifinais do Campeonato Pernambucano, a temporada acaba para a Cobra Coral no dia 16 de março.

Confira os grupos da Série D 2024

Grupo A-1

Grupo A-2

Grupo A-3

Grupo A-4

Grupo A-5

Grupo A-6

Grupo A-7

Grupo A-8

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS