O Real Madrid se classificou para as semifinais da Liga dos Campeões ao eliminar o atual campeão Manchester City nos pênaltis (4-3) após um empate em 1 a 1 nos 120 minutos da partida das quartas de final, nesta quarta-feira (17), na Inglaterra.
O Real abriu o placar aos 12 minutos com um gol do atacante brasileiro Rodrygo e o meia belga Kevin de Bruyne empatou para o City no segundo tempo (76') levando o jogo para a prorrogação, onde o placar permaneceu inalterado.
Nas penalidades, Bernardo Silva e Mateo Kovacic desperdiçaram pelo City, enquanto Luka Modric errou a sua cobrança.
Com suas duas defesas nos pênaltis e várias outras ao longo do jogo, o goleiro ucraniano Andriy Lunin teve sua noite de herói levando o Real Madrid às semifinais pela quarta vez consecutiva.
Nessa fase, o time da capital espanhola vai enfrentar o Bayern de Munique, que eliminou o Arsenal também nesta quarta, com uma vitória por 1 a 0 (2-2 na ida).
"Todos nos davam como mortos, mas nunca deveriam nos dar como mortos. O Real Madrid nunca morre", comemorou o treinador italiano Carlo Ancelotti.
O Real Madrid conseguiu vencer esta nova batalha contra os 'Citizens', depois da eliminação no ano passado nas semifinais e da vitória na mesma fase na temporada 2021-2022, em que os 'merengues' acabaram erguendo a 'Orelhuda'.
CLASSIFICAÇÃO DO BAYERN
O Bayern de Munique se classificou para as semifinais da Liga dos Campeões ao vencer o Arsenal por 1 a 0 (após um empate em 2 a 2 na ida) nesta quarta-feira (17), na Allianz Arena.Os alemães enfrentarão na próxima fase o Real Madrid que venceu o Manchester City nos pênaltis (4-3) também nesta quarta após dois empates (1-1 na volta e 3 a 3 na ida).
O Bayern não alcançava as semifinais desde 2020, quando se sagrou campeão."Será uma semifinal difícil", reconheceu o atacante inglês Harry Kane após a vitória do seu time.Joshua Kimmich, após uma assistência de Raphaël Guerreiro, foi o herói da noite ao marcar o gol da vitória do time bávaro mergulhando para desviar de cabeça (63')."Poderíamos ter feito mais gols, merecemos a classificação", destacou o talentoso jogador alemão.
Apesar de viver uma temporada irregular e sob rumores de um mau relacionamento com seu treinador, que o deslocou para a lateral-direita, Kimmich fez a diferença nesta partida vital para sua equipe.Após a eliminação na Copa da Alemanha no outono europeu e o primeiro título da Bundesliga conquistado pelo Bayer Leverkusen no último fim de semana só a Champions League pode salvar a temporada do Bayern.
Desde o seu último título europeu no fim de agosto de 2020, em Lisboa, contra o PSG (1-0, gol de Kingsley Coman), o Bayern sempre caiu nas semifinais: em 2021 pelo PSG, em 2022 pelos espanhóis do Villarreal e em 2023 pelo City, que depois se sagrariam campeões.
O empate no jogo de ida em casa, no Emirates Stadium (2 a 2), facilitou um pouco as coisas para o gigante da Baviera: vencer em casa para chegar às semifinais e eliminar os 'Gunners' pela quinta vez depois de 2005, 2013, 2014 e 2017 (sempre nas oitavas de final), ou perder e terminar a temporada 2023/24 sem troféu, a primeira vez desde 2011/12.