A Fórmula 1 pode passar por uma grande mudança nos próximos anos. Segundo a Business F1 Magazine, a Apple considera uma oferta de 2 bilhões de dólares (R$ 10,34 bilhões) por ano pelos direitos globais de transmissão da principal categoria do automobilismo mundial.
Para se ter uma ideia, tal valor representa algo próximo do dobro do que a Fórmula 1 arrecada por temporada pela venda dos direitos de transmissão.
A gigante americana pretende fornecer as transmissões através do seu serviço de streaming AppleTV+, que pretende ampliar seu catálogo, ainda enxuto, de competições esportivas.
FÓRMULA 1 VAI SAIR DA BAND SE A APPLE COMPRAR OS DIREITOS DE TRANSMISSÃO?
A princípio, a Apple não teria exclusividade plena sobre a transmissão da categoria. Segundo as informações, isso se daria de forma gradativa num contrato fixo de 7 anos.
Inicialmente, o "percentual de exclusividade" cedido pela Fórmula 1 à Apple seria de 25%, mas que poderia ser estendido à 100% ao longo do contrato.
A princípio, uma eventual aquisição dos direitos de transmissão da Fórmula 1 pela Apple não influenciaria as transmissões na tv aberta no Brasil.
A Band é detentora dos direitos de transmissão da categoria no Brasil na tv aberta e fechada até 2025 e o contrato não deve ser interrompido em seu curso.
Além disso, mesmo que a Apple adquira 100% dos direitos de transmissão, nada impede que ela entre em acordo com a Band, ou outra emissora brasileira, para realizar as transmissões na tv.