Apesar da vitória com dobradinha no GP do Bahrein, o primeiro da temporada 2024 da Fórmula 1, o clima na Red Bull é de crise e incertezas em função da forte pressão externa sobre Christian Horner, acusado de assédio por uma ex-funcionária da equipe.
Embora tenha sido considerado inocente por uma investigação interna (Horner não foi acusado judicialmente) da própria Red Bull, que o confirmou como chefe de equipe para o restante da temporada, o o clima segue tenso no padoque da categoria.
Na última quinta-feira, enquanto aconteciam os Treinos Livres, jornalistas receberam, em seus e-mails, prints de supostas conversas que comprovariam o assédio de Horner. Embora não se tenha qualquer prova sequer da veracidade dos documentos, toda a situação vem sendo um transtorno para a Red Bull.
E quem está insatisfeito com a situação é o pai de Max Verstappen, o ex-piloto Jos Verstappen, que foi bastante enérgico em declaração ao Daily Mail, praticamente "pedindo a saída" de Horner da equipe, que poderia estar rumo a uma "explosão":
"Há uma tensão aqui enquanto ele permanece no cargo. O time corre risco de rachar. Não pode seguir do jeito que está, vai explodir. Ele está se fazendo de vítima, quando ele é quem está causando problemas", declarou.
E o que diz Max?
Diferentemente do pai, Max adota uma postura mais cautelosa.
Embora tenha, segundo o jornal holandês De Telegraaf, se recusado a declarar apoio público à Horner mesmo após pedidos do presidente da Fia, Mohammed Ben Sulayem, o atual tricampeão da Fórmula 1 também não falou em tom acusatório contra Horner.
"Escute, eu vejo como o Christian opera dentro da equipe, e ele tem sido um chefe de equipe incrível. Então absolutamente, do lado de performance, você não pode questionar isso. Então é com isso que eu estou lidando. Falo muito com Christian. E também, é claro, ao longo do fim de semana aqui, ele está plenamente comprometido com a equipe. Provavelmente um pouco distraído. Mas como disse antes, nós focamos no lado de performance das coisas. E é assim que todos trabalhamos juntos", declarou ao ser questionado durante o GP do Bahrein.
Próxima corrida da Fórmula 1 será neste final de semana
O GP da Arábia Saudita, próxima etapa da Fórmula 1, acontece entre esta quinta-feira (7) e o sábado (9).
Sobretudo após a investigação interna ter lhe considerado inocente, parece improvável que a Red Bull tome alguma decisão no sentido do afastamento de Christian Horner antes do término da corrida em Jedá.
Após isso, no entanto, haverá um intervalo de duas semanas até o GP da Austrália, que acontece entre 22 e 24 de março. Embora, de momento, não se haja informações nesse sentido, é possível que, sobretudo após as declarações do pai de Max Verstappen, novos desdobramentos possam vir a acontecer.