ANO NOVO LUNAR

Ano Novo Lunar: entenda o que é, como é celebrado em países asiáticos e doodle do Google

O Ano Novo Lunar - também chamado de Ano Novo Chinês - começa hoje (1º) e é um dos feriados mais importantes em vários países da Ásia

Notícia
X

Um dos feriados mais importante em vários países da Ásia, o Ano Novo Lunar começa nesta terça-feira (1º) com o Ano do Tigre, ou o ano 4720 no calendário. É nesse momento que, geralmente, milhões de pessoas viajam e celebram o também chamado Ano Novo Chinês com a família.

Essa tradição, porém, não vai acontecer pelo terceiro ano consecutivo. Mesmo com o aumento da vacinação, as festas serão reduzidas como forma de conter o avanço da variante ômicron e seguindo as restrições da China com sua política "Covid zero".

 

O que é o Ano Novo Lunar?

O calendário chinês tem a Lua como parâmetro, ao invés de contar uma volta completa que a Terra dá em torno do Sol, como o calendário gregoriano, usado no Brasil. O ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua.

Jack TAYLOR / AFP
Em Bangkok, capital da Tailândia, as pessoas se reuniram para celebrar a chegada do Ano do Tigre - Jack TAYLOR / AFP
 

O evento que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Ela acontece, geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Uma curiosidade: a data do Ano Novo é variável considerando o calendário lunar e não acontece sempre depois de um ciclo fixo de dias.

Como é comemorado o Ano Novo Lunar?

Esse ano as comemorações não são estimuladas, como medida de conter a covid-19. Porém, em tempos normais, as festas geralmente começam uma semana antes da data.

Já na antevéspera de Ano Novo, é possível ver faixas festivas e começam as feiras de flores. Há também pratos simbólicos que representam sorte e melhoras, além de vários bolos e doces.

Doodle do Google para celebrar o Ano Novo Lunar

Uma ilustração toma conta quando alguém abre a página inicial do Google. Ela mostra um tigre rodeado por elementos relacionados às culturas orientais e pelas letras que formam a palavra "Google".

Reprodução/Google
Ilustração do Google em homenagem ao Ano do Tigre - Reprodução/Google

A homenagem está sendo exibida em vários países, tanto na versão para celular quanto para desktop. Em um comunicado oficial, o Google afirma que a intenção do doodle é dar boas-vindas ao Ano do Tigre no primeiro dia do Ano Novo Lunar.

Tags

Autor