Um aspecto fundamental, mas muitas vezes negligenciado, no momento de planejar uma viagem é o de se prevenir de possíveis imprevistos e acidentes.
Para evitar dores de cabeça, é comum que alguns viajantes mais experientes contratem algum seguro viagem.
Além de oferecer uma segurança a mais aos turistas, o serviço é também pré-requisito para entrada em alguns países.
O que é o seguro viagem?
Semelhante a assistência oferecida por um plano de saúde, o seguro viagem possibilita que o contratante utilize o serviço durante um tempo limitado.
Geralmente, brasileiros optam pelo contrato quando vão a destinos internacionais, já que os planos não costumam cobrir essas despesas.
Alguns países têm como exigência que os visitantes tenham o seguro viagem, como é o caso da Espanha, Dinamarca e Suíça. Os locais conferem a contratação do serviço de seguro no momento em que o passageiro passa pela imigração.
Seguro viagem x assistência viagem
O seguro viagem e a assistência viagem funcionam de formas diferentes. Ambos oferecem o mesmo serviço, mas, dentre a principal disparidade está a forma de pagamento.
É preciso ficar atento na hora de assinar o contrato para ter a certeza de qual serviço está sendo contratado.
O seguro viagem prevê que o contratante arque com as despesas utilizadas e solicite, posteriormente, o reembolso.
Neste, o viajante fica livre para escolher onde quer fazer os procedimentos de saúde, desde que esteja dentro do limite de valor acertado no contrato. No entanto, tem como desvantagem ser mais burocrático.
A assistência viagem prevê que o segurado entre em contato com a empresa contratada antes de receber o atendimento. Geralmente, o contratante é encaminhado para uma empresa que tem convênio com a seguradora.
O que o seguro viagem cobre?
Um dos principais serviços oferecidos pelo seguro viagem são as assistências médicas, já que poucos países possuem rede de saúde gratuitas e que atendam estrangeiros. Geralmente o contrato cobre: atendimento médico e odontológico 24h; seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica; visita ao segurado hospitalizado; acompanhante em caso de hospitalização prolongada; despesas farmacêuticas; hospedagem após alta hospitalar; remarcação de passagem para regresso.
Em casos de óbito ou acidentes com sequela durante a viagem o serviço costuma oferecer: Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento; assistência funeral; indenização no caso de morte; indenização no caso de invalidez permanente ou total.
Também são oferecidos as operações de localização de bagagem extraviada; indenização no caso de extravio de bagagem; despesas jurídicas; pagamento antecipado de fiança.
*Com informações do site Melhores Destinos