Cartão postal do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro decide flexibilizar medidas de proteção contra a covid-19.
Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes disse que irá suspender o uso de máscaras em locais abertos e fechados a partir terça-feira (8). Além disso, o passaporte vacinal também não será obrigatório na cidade.
"Quando atingirmos 70% na dose de reforço, acaba também o passaporte da vacinação", escreveu.
A decisão partiu de uma recomendação do Comitê Científico da prefeitura, em reunião na manhã desta segunda-feira (7). Em seu perfil no Twitter, o prefeito Eduardo Paes anunciou que a medida será publicada na edição do Diário Oficial do município.
Leia mais: Blocos de Carnaval clandestinos são flagrados em pontos turísticos do Rio de Janeiro
"Cumprindo as determinações do Comitê Científico amanhã sai decreto acabando com a obrigatoriedade de máscaras em espaços abertos e fechados", escreveu o prefeito na rede social.
Estado do Rio de Janeiro
Na quinta-feira (3), um decreto do governador Cláudio Castro, publicado no Diário Oficial, suspendeu o uso de máscara de proteção contra a covid-19 no estado do Rio de Janeiro, deixando a decisão para cada município.
No entendimento do governo estadual, as melhoras sucessivas no cenário epidemiológico da doença no estado permitem o fim da obrigatoriedade.
O governo fluminense levou ainda em consideração a elevada cobertura vacinal contra a covid-19 no estado e o avanço da imunização para todas as faixas etárias maiores de 5 anos de idade nos 92 municípios fluminenses.