A Argentina é um dos destinos internacionais mais buscados por brasileiros, principalmente, Buenos Aires. Isso acontece porque além da proximidade, a moeda dos nossos vizinhos está desvalorizada em relação ao real.
Com isso, o brasileiro que leva uma boa quantia em reais ganha um grande poder aquisitivo em terras portenhas.
Antes da pandemia de covid-19, mais de 2 milhões de brasileiros visitaram as belas terras argentinas. Consequentemente, o número caiu com as medidas restrição.
De acordo com Nicolas Fresco, do Visit Argentina, que é ligado ao Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) da Argentina, o governo argentino trabalha para alavancar este número.
"Queremos retomar o fluxo antes da pandemia de covid-19. Muitos brasileiros vinham até aqui. Queremos retomar esse quantitativo e superá-lo", afirmou Nicolas.
Quantos dias passar em Buenos Aires?
Não é surpresa para ninguém que Buenos Aires é uma terra encantadora e cheia de atrações turísticas. Isso causa, consequentemente, dúvidas em relação ao tempo de estadia na capital argentina.
Por isso, nos buscadores na internet é normal encontrar o seguinte termo de pesquisa: "quantos dias passar em Buenos Aires"?
O tempo de permanência vai depender de muitos fatores, levando em consideração quanto o turista pretende gastar, quantos e quais passeios pretendem fazer, etc.
Mas, claro, quanto mais tempo você puder ficar e desfrutar das belezas da capital argentina, melhor.
É importante lembrar que brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina e podem permanecer até 90 dias
O que fazer em Buenos Aires?
Recentemente, esta Coluna fez uma excursão para Buenos Aires, a convite da GOL Linhas Aéreas e conheceu algumas das belezas de umas cidades mais lindas do mundo.
Como foi dito acima, Buenos Aires é repleta de atrações turísticas e contempla todos os gostos.
Por isso, separamos algumas opções por segmento. Confira abaixo:
Passeios por monumentos e prédios históricos
1.Obelisco
Assim como o Cristo Redentor para o Brasil, o Obelisco é a escultura mais emblemática da Argentina.
O monumento, que atrai turistas de todo mundo, foi inaugurado em 1936 a fim de lembrar o quarto centenário da primeira fundação de Buenos Aires.
Ele é obra do renomado arquiteto Alberto Prebisch, um dos principais nomes do modernismo argentino.
Vale a pena conhecer o monumento, tirar belas fotos e conhecer um pouco da história cativante de sua criação.
2.Congresso de la Nación
O 'Congreso de la Nación Argentina' (Congresso da Nação, em tradução livre) forma o legislativo do governo da Argentina. O Congresso é composto pelo Senado (72 senadores) e pela Câmara de Deputados (257 deputados).
Além de sua importância política, o Congresso de La Nación chama atenção por sua beleza arquitetônica.
A construção do prédio foi iniciada por Victor Meano, em 1898. No entanto, com o falecimento do mesmo, o escultor Jules Dormal assumiu mantendo o projeto original.
O edifício chama atenção por sua bela cúpula, que tem 80 metros de altura e é uma das mais altas da cidade.
Além sua sua beleza, itinerante, o Palácio do Congresso Nacional conta com belíssimas esculturas, que dão um charme todo especial ao local.
Casa Rosada
Outro edifício ligado a política da Argentina e que chama atenção por sua beleza magistral é a Casa Rosada.
Atualmente, o local é usado como sede presidencial e serve para encontros entre líderes, reuniões institucionais e despachos diários.
Localizada em frente a Plaza de Mayo, a Casa Rosada é um dos cartões-postais da capital de Buenos Aires.
Diversos setores da Casa Rosada é aberto à visitação e é um prato cheio para os turistas e rende belíssimas fotos.
As visitas guiadas à Casa Rosada só acontecem nos finais de semana e feriados, durante o período de 10h às 18h, e são gratuitas. Há guias que falam inglês, espanhol e português.
Plaza de Mayo
Localizada no coração de Buenos Aires e próximo à Casa Rosada, a Plaza de Mayo é um dos pontos mais importantes da capita argentina.
Cenários lindos, grandes árvores, cortada por ruas importantíssimas da cidade a Plaza de Mayo é destino certo para quem deseja conhecer a história de Buenos Aires.
O local também é ponto de encontro das Mães da Plaza de Mayo, grupo que se reúne para fazer reuniões e protestar contra o desaparecimento de seus filhos, durante o período de ditadura militar.
A praça, também, fica próxima à Catedral Metropolitana de Buenos Aires, uma das igreja mais belas do mundo.
Portanto, ir a Buenos Aires e não ir a Plaza de Mayo é um enorme erro.
Ponte de la Mujer
Localizada no bairro mais moderno na cidade, Puerto Madero, a Puente de la Mujer é uma das mais belas e simbólicas do mundo.
A ponte, que foi inaugurada em 2021, corta Río de la Plata e é inspirada na imagem de um casal dançando tango.
À noite, a ponte ganha uma iluminação especial e pode ser cenário para belíssimas fotos ou um passeio agradável.
San Telmo
San Telmo é um dos bairros mais cativantes de Buenos Aires, com seu ar "retrô" e repleto de atrativos. Se você tiver tempo, tire um dia só para aproveitar as maravilhas que o bairro tem a oferecer. E são muitas!
Com sua tradicional feira de antiguidades, que está em atividade há mais de 40 anos, todos os domingos do mês, San Telmo é ideal para você comprar lembrancinhas e acessórios.
A feira é enorme, e começa na Praza Dorrego e segue até a Casa rosada.
San Telmo conta com um dos mercados mais famosos de Buenos Aires. Ele funciona todos os dias há mais de 120 anos. O local vende, praticamente, tudo: bebidas, comidas, frios, presentes...
Quem nunca fez o Enem ou uma prova e se deparou com a querida Mafalda? A menina cheia de questionamentos é criação argentina e virou ícone.
Tanto é que tem uma estátua só para ela em San Telmo, nas na esquina das ruas Chile e Defensa. Malfada é o início do "Passeo de la Historieta", uma homenagem aos quadrinhos argentinos.
Futebol
Como o brasileiro é fã de futebol, não poderíamos de colocar no roteiro um passeio do tipo.
Como se sabe, a Argentina, além de ter uma das maiores seleções do mundo, conta com dois clubes gigantes: River Plate e Boca Juniors. E vale a pena visitar os estádios de ambos.
O Estádio Monumental de Núñez, do River Plate. fica no norte de Buenos Aires, no limite dos bairros de Belgrano e Nuñes. E é um destino muito visitado por fãs de futebol.
Já 'La Bombonera', do Boca Juniors, fica no bairro de La Boca, no sul da cidade. Terror dos clubes brasileiros no passado, o local é muito visitado.
Gastronomia
El Niño Gordo
Combinando o melhor da comida asiática com os sabores da culinária Argentina, Niño Gordo é um dos restaurantes mais apreciados por brasileiros que vão para Buenos Aires.
O restaurante fica localizado no bairro de Palermo e tem um repertório para lá de variado.
Pratos coreanos, chineses, vietnamitas e tailandeses ganham um toque argentino e um sabor explosivo.
Se você ama comida asiática e é fã da tradicional gastronomia argentinam, o Niño Gordo lhe fornece o melhor dos dois mundos.
Puerto Cristal
Localizado na região de Puerto Madero, bem ao lado do Rio de La Plata e da famosa Puente de La Mujer, o restaurante Puerto Cristal é um dos mais turísticos de Buenos Aires.
Com uma vista de tirar o fôlego, o restaurante tem um menu internacional com foco em frutos do mar. O estabelecimento funciona para café da manhã, almoço e jantar.
Além disso, Puerto Cristal conta com uma cartela de vinhos invejável, com ótimas opções para quem ama a bebida.
Ver essa foto no Instagram
IL Matterelo
Esta dica vai para quem aprecia uma boa massa italiana. Também localizado em Palermo, o IL Matterelo conta com pratos fenomenais e é, praticamente, um pedacinho da Itália em Buenos Aires.
Com aperitivos deliciosos, massas caseiras, risotos e, claro, a tradicional carne Argentina, espumantes e deliciosos vinhos, o restaurante é um dos mais procurados de Buenos Aires.
Ver essa foto no Instagram
Napoles Bar
Com uma mistura de restaurante e antiquário, o Napoles Bar fornece uma experiência imersiva aos seus clientes.
A decoração retrô cativa e o estabelecimento conta até com um carro decorativo e uma moto em meio ao salão. Além disso, esculturas belíssima ajudam preencher o ambiente. É uma verdadeira obra de arte.
Um antigo ditado brasileiro diz que "beleza não enche barriga", mas o Napoles Bar faz questão de contrariá-lo.
Além de um belo salão, o restaurante conta com um cardápio saborosíssimo. O carro-chefe é massa, tendo na pizza seu principal expoente.
Como todo brasileiro ama pizza, o Napoles é uma das melhores opções de Buenos Aires.
Ver essa foto no Instagram
Voo direto de varias capitais do Brasil para Argentina
Desde o mês de dezembro do ano passado, a GOL inaugurou o voo direto de Recife-PE para Buenos Aires-ARG, o que facilitou a ida dos pernambucanos para o país vizinho. Há voos semanais, com ida e volta.
Além da capital de Pernambuco, outras cidades do Nordeste do País contam com voos para Buenos Aires, são elas: Salvador, Maceió, Fortaleza, Natal e João Pessoa (que conta com uma escala em Natal).
Além das cidades citadas, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis contam com voos diretos para Buenos Aires, disponibilizados pela companhia.
Você pode conferir valores e horários aqui