Em meio a maior área contínua de mata atlântica o Nordeste, uma imensa e linda cachoeira de 80 metros de altura tenta (em vão) se esconder. Uma tarefa um tanto quanto impossível já que ela vem sendo cada vez mais descoberta e aproveitada por aventureiros de toda a região. A queda d’água em questão é a do Tiririca e fica em uma área de preservação ambiental na cidade de Murici, em Alagoas, a 235 quilômetros do Recife e a 53 de Maceió.
Sorte de quem já foi até a Fazenda Boa Sorte, onde está localizada a reserva particular do patrimônio natural. Se ainda não conheceu esse verdadeiro santuário ecológico saiba que o acesso é relativamente tranquilo por uma estrada de barro durante uns 20 minutos depois de deixar a rodovia. Na recepção da propriedade há uma boa estrutura com banheiros, restaurante e até piscina.
Depois das instruções serem dadas, um guia da própria fazenda conduz os visitantes na trilha de cerca de dois quilômetros que é feita em aproximadamente uma hora. O caminho começa com uma linda paisagem de campo até a entrada na incrível e densa área de mata atlântica. Quando a cachoeira vai se aproximando o percurso vai ficando mais difícil e ingrime. Mas todo esforço é recompensando quando ao longo do trajeto você vai escutando o barulhinho da queda d’água e de repente a vê surgir imponente ao passar pelo último trecho de mata.
A cachoeira da Tiririca impressiona pelo tamanho e beleza e depois do cansaço da trilha se torna ainda mais convidativa para um banho, recarregando as energias do corpo e da alma. “Poder fazer uma trilha na maior área contínua de mata atlântica do Nordeste e no final tomar um banho renovador em uma cachoeira é algo que todos deveriam sentir. É esse tipo de experiência que nós sempre gostamos de oferecer”, destacou Rosildo Júnior, o dono da agência de ecoturismo Vem de Andada, com a qual a equipe de reportagem viajou.
O nome curioso foi dado, segundo os proprietários da fazenda, por um repórter do SBT que ao visitar o local há 25 anos se impressionou com a grande quantidade de uma planta conhecida como tiririca. Vegetação à parte, o que mais se encontra no local é paz. “Nunca tinha ouvido falar desse local e fiquei surpresa com tudo o que você encontra aqui. Uma energia muito boa”, avaliou a servidora pública recifense Luisy Souza.