EDUCAÇÃO

Exame descarta coronavírus em fórum nacional de educação, em Brasilia

A presidente da ONG Todos Pela Educação, Priscila Cruz, havia apresentado suspeita de infecção por Covid-19

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 12/03/2020 às 7:56 | Atualizado em 12/03/2020 às 7:57
SM2 FOTOGRAFIA E VÍDEO/CORTESIA
Suspeita de infecção era a anfitriã do evento - FOTO: SM2 FOTOGRAFIA E VÍDEO/CORTESIA

O resultado do exame que determina infecção do novo coronavírus, o Covid-19, na presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, de 42 anos, foi negativo, segundo nota divulgada pela organização do evento nesta quinta-feira (12). Ela foi liberada do isolamento em um hotel em Brasília, onde estava há dias.

Segundo comunicado, Priscila realizou um outro exame na manhã de terça-feira (10), no Hospital Sírio Libanês (DF), cujo resultado reduziu a praticamente zero a chance da doença, apontando que a sua infecção era um tipo comum de gripe.

Por causa da suspeita de infecção de Priscila, o Encontro Anual Educação Já, que começou segunda-feira (09) e terminaria quarta-feira (11), foi suspenso na terça-feira (10). Priscila sentiu-se mal por volta das 16h30 do primeiro dia do encontro, realizado no Complexo Brasil 21, na Asa Sul, e que reuniu cerca de 350 pessoas.

Inicialmente foi para o hotel e à noite, umas 19h30, seguiu para o Hospital Brasília, com febre alta, dor na garganta e moleza no corpo. Ela viajou para Noruega entre os dias 19 e 28 de fevereiro (período de Carnaval), portanto ainda está no período de incubação do vírus (duas semanas). Na ida e na volta os vôos fizeram escala em Frankfurt, na Alemanha, um dos países que tem casos confirmados da doença.

A decisão de suspender o evento foi tomada coletivamente pelo movimento. "Fomos informados que Priscila estava com suspeita de coronavírus. Passamos a madrugada em reunião. Não houve nenhuma recomendação oficial por parte das autoridades de saúde no sentido de suspender o evento. Consultamos a médica que atendeu Priscila no hospital e não houve recomendação verdadeiramente de suspender o evento. Mas como medida preventiva decidimos cancelar, mesmo sabendo dos transtornos que isso geraria. Entendemos que era melhor proteger a todos, tendo em vista a possibilidade de contágio", destacou João Marcelo.

O governador Paulo Câmara participaria do evento nesta quarta-feira, assim como o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, foi um dos convidados do encontro. Na segunda a reunião contou com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. De acordo com João Marcelo Borges, o Encontro Anual Educação Já era o principal evento do Todos pela Educação neste ano. Vinha sendo organizado há quase um ano. "Foi uma decisão dolorida e difícil, mas temos compromisso e responsabilidade. Temos ciência que foi a mais acertada para não colocar pessoas em risco", comentou o diretor do Todos pela Educação. Haveria, na noite dessa terça, a entrega do Prêmio Todos pela Educação.

Confira nota

"Foi divulgado o resultado negativo do teste de infecção pelo SERS-Cov-2, que causa a doença Coronavírus, Covid-19, da presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. Ela está liberada do isolamento.

O hospital responsável pelo atendimento e execução do teste foi o Hospital de Brasília (DF).

Na manhã de terça (10), ela realizou um outro exame, no Hospital Sírio Libanês (DF), cujo resultado reduziu a praticamente zero a chance da doença, apontando que a sua infecção era um tipo comum de gripe.

O Todos Pela Educação agradece a compreensão de todos os participantes e colaboradores diante do cancelamento abrupto do evento, assim como as inúmeras mensagens de apoio recebidas ao longo dos últimos dois dias.

Em breve divulgaremos a nova data do Prêmio Todos Pela Educação, que ocorreria na noite da terça (10)."

Ministro da Educação 'zomba' de Priscila Cruz

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, zombou, em seu twitter, nesta terça-feira, sobre o fato de Priscila Cruz estar com suspeita de ter contraído o coronavírus. Questionado sobre o que achou da atitude de Weintraub, João Marcelo disse apenas que "o ministro não merece nenhum comentário". Num relatório divulgado no primeiro dia do evento - um estudo que avaliou as ações em 2019 em sete áreas da educação - o movimento fez duras críticas à gestão do MEC. Sobre o ministro, o documento destacou que ele era truculento e desrespeitoso e que não tinha preparo para o cargo.

Evento do Todos Pela Educação

O evento em Brasília do 'Todos Pela Educação' precisou ser cancelado na manhã desta terça-feira (10) porque a presidente da ONG, Priscila Cruz, apresentou suspeita de coronavírus. Participaram do evento o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

Nessa segunda-feira (9), deputados, senadores, secretários de educação de diversos Estados, dirigentes das principais ONGs de educação do País e dezenas de jornalistas, incluindo uma repórter do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), estiveram no evento, que ocorreu em um hotel da cidade. O 'Encontro Anual Educação Já' teria três dias e acabaria apenas nesta quarta-feira (11).

Comentários

Últimas notícias