A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou, na última quarta-feira (18), que até esta sexta-feira (20) vai finalizar a entrega de 25 mil testes diagnósticos do novo coronavírus para os laboratórios públicos centrais (Lacens) dos 26 estados e mais o Distrito Federal. Até terça-feira (17), foram entregues 18,5 mil testes.
A Fiocruz também produziu 5 mil testes para detecção dos vírus influenza A e B (gripe) a pedido do Ministério da Saúde. Os kits foram desenvolvidos pelos institutos de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e de Biologia Molecular do Paraná.
Segundo a assessoria de imprensa de Bio-Manguinhos, uma segunda encomenda do Ministério da Saúde de produção de 40 mil testes de diagnóstico laboratorial de Covid-19 deverá ser entregue até o início de abril.
A Fiocruz tem capacidade de produzir cerca de 20 mil testes semanais. O ritmo de produção seguirá conforme a demanda do Ministério da Saúde, informa a instituição.
Subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, na última quarta-feira (18). Até o momento, quatro mortes estão confirmadas, todas no estado de São Paulo. Estão em investigação 11.278 casos suspeitos e outros 1.841 já foram descartados. Em pernambuco, o número de infectados pelo novo coronavírus (covid-19) em aumentou de 19 para 22, na quarta-feira. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os três novos casos, do Recife, são de transmissão local e/ou comunitária. Atualmente, são monitorados 485 casos suspeitos da doença.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.