Chegou ao Brasil nesta quinta-feira (9), em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), o segundo lote de doações ofertadas pela empresa Vale. Mais 1 milhão de máscaras, que serão usadas para a proteção de profissionais de saúde contra o novo coronavírus (covid-19), 1 milhão de testes rápidos e 2.250 óculos de proteção estavam na carga.
>> Lorenzoni defende volta gradual da atividade econômica após a Páscoa
>> Número de mortes por coronavírus no Brasil chega a 941; infectados são 17.857
>> Número de mortos por coronavírus na Itália volta a subir
Ao todo, foram doados pela mineradora ao Ministério da Saúde (MS) 15,8 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 5 milhões de testes rápidos. Do total de 1 milhão de testes rápidos que já chegaram ao Brasil, 570 mil vão ser distribuídos entre os estados, 180 mil encaminhados para pesquisas e 247 mil ficarão no estoque estratégico do MS.
Os testes rápidos, neste primeiro momento, serão usados em grupos que prestam serviços essenciais como, profissionais de saúde, policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de gripe. O primeiro lote com 500 mil testes rápidos já havia chegado ao Brasil no dia 30 de março e já foram distribuídos para os estados.