O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, foi pego de surpresa com o pedido de demissão do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, nesta quarta-feira (15). Durante o programa NE1, da TV Globo Nordeste, o plantão anunciou a saída de Wanderson e o secretário de Saúde do Estado se pronunciou. "Grande perda no enfrentamento ao novo coronavírus", comentou.
>> Secretário Wanderson de Oliveira pede demissão de cargo no Ministério da Saúde
"Companheirismo e grande trabalho que o secretário estava fazendo à frente do Ministério da Saúde. Lamento muito a saída dele", completou André Longo. Wanderson de Oliveira, que defende o isolamento social, principal impasse entre a pasta e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), vinha sendo uma das autoridades do ministério que mais participava de entrevistas ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
>> Mandetta reúne equipe e comunica que será demitido ainda esta semana, diz jornal
Na noite dessa terça-feira (14), durante uma conversa com o Ministério da Saúde, o ministro Luiz Henrique Mandetta teria dito que o presidente Jair Bolsonaro já está em busca de uma pessoa para substituí-lo, e que será demitido ainda nesta semana.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, Bolsonaro e Mandetta estão em um impasse. Durante as coletivas de imprensa para divulgar os dados da doença, o ministro se mostra a favor do isolamento social de todos os grupos, posição também defendida pelo secretário de Vigilância em Saúde, enquanto que o presidente é a favor do isolamento seletivo, apenas para pessoas do grupo de risco.