Mais de 150 respiradores e 300 mil máscaras N95 chegaram ao Brasil na manhã desta quarta-feira (15). O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, informou, durante a coletiva de imprensa para apresentação do boletim diário do coronavírus, realizada no fim da tarde da quarta, que o material foi adquirido pela empresa de papel e celulose Suzano, de São Paulo. De acordo com Gabbardo, assim como fez a Suzano, outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser adquiridos pela iniciativa privada e doados ao governo federal ou diretamente a hospitais, municípios e Estados.
“Hoje pela manhã, chegou um voo em Guarulhos com 159 respiradores e 300 mil máscaras N95 adquiridas pela Suzano. Grandes empresas estão ajudando, não só com recursos, mas com a aquisição de material, testes, EPIs e o Ministério da Saúde é muito grato, o povo brasileiro é muito grato pelas atitudes tomadas”, disse. Do material adquirido pela Suzano, 20 respiradores e 90 mil máscaras serão distribuídos pelo Ministério. O restante do material será distribuído pela empresa.
Mais 53 toneladas de máscaras devem chegar ao Brasil nos próximos dias, com transporte custeado pelas Lojas Americanas, informou o secretário. O primeiro lote, com 15 milhões de unidades deste EPI deve ser apanhado em breve, por um avião que já está a caminho da China. “Duas aeronaves irão até a China e devem retornar para Guarulhos no dia 21 com as cargas. Serão necessários 40 voos como esses, que devem ocorrer nos próximos dias. O Ministério da Infraestrutura está responsável pela logística de transporte aéreo e prevê que até o fim de maio mais 11 voos desses trazendo EPIs”, detalhou.
Também na coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde informou que vai lançar, ainda nesta quarta ou na quinta-feira (16), um edital para fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual. Segundo Gabbardo, o governo federal tem recebido muitas ofertas de testes, máscaras e outros itens por empresas nacionais e estrangeiras com representantes no Brasil. "Em um processo absolutamente transparente, publicaremos esse edital do Ministério da Saúde. As regras serão disponibilizadas para todos que têm possibilidade e interesse em oferecer esses insumos. Devem se cadastrar e o Ministério da Saúde analisará a quantidade, preços e previsão de entrega que são as variáveis que nos interessam nesse momento. Quanto custa, quando pode ser entregue e o quantitativo que tem", disse.
O secretário executivo do Ministério da Saúde afirmou que 210 leitos de UTI foram habilitados nesta quarta-feira. "Significa que o gestor, por iniciativa própria, ampliou o número de leitos de UTI e com a habilitação o Ministério da Saúde pode custear o funcionamento. Nós vamos custear, repassar recursos para que os gestores possam contratar enfermeiros, médicos, insumos necessário para o funcionamento", disse.
Segundo ele, no Rio de Janeiro, foram habilitados 30 leitos em Volta Redonda e dez em Niterói. No Rio Grande do Sul, dez leitos em Canoas, dez em Passo Fundo e mais dez em Osório. O Piauí habilitou dez leitos em Picos e outros 20 em Teresina. Em São Paulo, foram 40 leitos na capital e dez em Itaquaquecetuba. Na Bahia, Salvador habilitou mais 40 leitos de UTI.
O Ministério da Saúde também lançará um edital para que os hospitais se inscrevam para receber tomógrafos. Os bancos Itaú, Bradesco e Santander doaram 30 tomógrafos para o Ministério e o edital servirá para analisar que hospitais vão receber o material. “Vamos abrir para que os hospitais que têm interesse possam colocar em que condição está, se tem local adequado e pessoal capacitado. O Ministério da Saúde vai analisar qual hospital tem melhor condição para receber. Não é intenção do Ministério colocar o material no hospital onde só vai poder funcionar daqui seis meses ou um ano, por exemplo. Precisa funcionar imediatamente”, explicou.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.