Após demissão de Luiz Henrique Mandetta, nesta quinta-feira (16), Nelson Teich é o novo Ministro da Saúde.
>> Bolsonaro demite Mandetta do Ministério da Saúde
Nelson Luiz Sperle Teich é oncologista, formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ), e empresário do setor da saúde. Em 2018, atuou como consultor informal na campanha eleitoral de Jair Bolsonado (Sem partido), e, na época, até chegou a ser cotado para o cargo, que foi ocupado por Mandetta.
A escolha de Teich foi considerada internamente no governo como uma vitória do secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, e do empresário bolsonarista Meyer Nigri, dono da Tecnisa. Os dois foram os principais apoiadores de seu nome para o cargo.
Nas últimas semanas, o oncologista tem publicado artigos na rede profissional LinkedIn sobre a doença. Em um deles, intitulado "COVID-19: Histeria ou Sabedoria?", comenta sobre a polarização que tomou conta do Brasil no momento.
"É como se existisse um grupo focando nas pessoas e na saúde e outro no mercado, nas empresas e no dinheiro, mas essa abordagem dividida, antagônica e talvez radical não é aquela que mais vai ajudar a sociedade a passar por esse problema", defende Nelson em artigo. Ele ainda argumenta que quem defende o sistema de saúde não pode assumir o papel de 'Robin hood'.
"O sucesso vai depender da capacidade de colher dados críticos em tempo real, de incorporar e analisar essa base de dados atualizada, de ajustar as projeções quanto aos possíveis impactos das escolhas, rever as decisões e desenhar novas medidas e ações", completa.
No Twitter, o nome do novo ministro da saúde já ocupa o ranking das tendências no país. Sua escolha diverge opiniões entre os internautas.
O governador de São Paulo, João Dória, também tuitou sobre a saída de Mandetta e entrada de Nelson.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.