O Brasil superou a França em número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e agora é o sexto país mais afetado pela covid-19 no mundo, segundo compilação de dados feita pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Às 14h desta quarta-feira (13) o Brasil aparecia com 180.049 infecções e a França com 178.349. Os dados considerados pela Johns Hopkins vêm de fontes variadas, como secretarias regionais de Saúde, e são atualizados múltiplas vezes ao dia, diferente da estratégia de divulgação adotada pela maioria dos países, que lançam uma atualização diária.
>> Pernambuco qualifica mais de 350 reeducandos durante pandemia do coronavírus
>> Atividades físicas ao ar livre estão proibidas com endurecimento do isolamento
Nessa terça-feira (12), o Brasil já havia superado a Alemanha no total de infectados e havia se tornado o sétimo país com mais casos confirmados de covid-19. Agora, estão à frente do País, segundo a universidade americana, Itália (222.104 contaminados), Espanha (228.030 contaminados), Reino Unido (230.984 contaminados), Rússia (242.271 contaminados) e Estados Unidos (1.375.949 contaminados). Globalmente, os casos de covid-19 identificados são 4.308.055. Também ontem, a América passou a Europa e agora é o continente com mais casos de contaminações pelo coronavírus, na contagem da Johns Hopkins e também da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No entanto, o Brasil se diferencia dos países que ocupam os primeiros lugares no ranking de contaminados por um aspecto importante: a baixa quantidade de testes de covid-19 já realizados. De acordo com a plataforma independente Worldometers, o Brasil tem uma taxa de 3,4 mil testes feitos por milhão de habitantes (pmh), índice que é de 45,2 mil pmh na Itália, de 30,8 mil pmh no Reino Unido, de 40,9 mil pmg na Rússia, de 52,7 mil pmh na Espanha, de 30,3 mil pmh nos Estados Unidos, de 21,2 mil pmh na França e de 32,8 mil pmh na Alemanha, para citar os países com mais casos de covid-19 identificados até o momento.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.