O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quinta-feira (14), novos editais para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre de 2020. A medida é consequência da paralisação de atividades educacionais em razão do novo coronavírus.
As novas datas para os programas são publicadas após o ministério prorrogar, por tempo indeterminado, o período das listas de espera dos dois programas de acesso ao ensino superior.
Lista de espera: candidatos têm até 21 de maio para enviar a documentação para a instituição de ensino superior para comprovação das informações prestadas na inscrição.
Já o registro da concessão de bolsa ou reprovação do candidato deverá ser efetuado pelas instituições de ensino até 23h59 de 24 de maio.
Lista de espera: a última pré-seleção dos candidatos será realizada até 22 de maio.
De acordo com o MEC, as instituições de ensino que não puderem receber a documentação fisicamente devem disponibilizar um canal para envio dos documentos de forma digital, como um endereço de e-mail ou número de WhatsApp. A determinação é válida para os dois programas.
Na segunda-feira (11), o MEC divulgou as datas de inscrição do Prouni e do Fies, bem como do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o segundo semestre de 2020. Confira as datas:
Sisu: de 16 a 19 de junho;
Prouni: de 23 a 26 de junho;
Fies: 30 de junho a 3 de julho.
O Prouni é o programa que oferece bolsas integrais, de 100%, e parciais, de 50%, em instituições privadas de educação superior. A lista de espera do programa é uma oportunidade para os candidatos que não foram pré-selecionados na primeira e na segunda chamadas conseguirem uma bolsa pelo programa. A classificação dos inscritos é feita por curso e turno, seguindo as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.
O Fies, por sua vez, é um programa que financia cursos superiores, em instituições particulares, a estudantes que não possuem condições de arcar com os custos. Os estudantes pré-selecionados têm até 3 dias úteis para complementar as informações apresentadas na inscrição e precisam informar dados bancários, do fiador e do seguro para pagamento da dívida em caso de morte.